Você tem esse músculo no pulso? Descubra o que ele significa e se ele pode mudar algo na sua vida!

de Merelyn Cerqueira 0

Faça um experimento em casa: apoie o braço com a palma da mão virada em alguma superfície e junte o polegar ao mindinho. Se um tendão se levantar em seu pulso, você possui um músculo chamado palmar longo, considerado vestígio da evolução humana e herança de nossos ancestrais.

 

Apesar de hoje não ter nenhuma função para o ser humano, no passado, ele serviu para ajudar nossos ancestrais a subirem em árvores. Das pouco mais de 7 bilhões de pessoas no mundo, apenas 1 bilhão não possui o músculo palmar.

musculo-tendao_1

O tubérculo de Darwin – na orelha –, o músculo eretor dos pelos – que provoca os arrepios – e os dentes do siso são vestígios de nossa evolução: hoje não possuem utilidade aparente, mas foram fundamentais para nossos ancestrais. O músculo também está presente em lêmures e macacos, para quem ainda são úteis, uma vez que ajuda na locomoção dos animais pelas árvores. Já nos chimpanzés e humanos, o tendão se apresenta em uma forma bem mais curta.

 

Segundo um estudo realizado pela Centro Universitário Cesumar, no Paraná, entre 400 antebraços verificados através de um teste de flexão, foi observada a presença do tendão em 86% dos casos, sendo 49,9% do sexo feminino e 50,6% masculino. Em relação à raça, o predomínio era de 46,5% em pessoas brancas. Concluiu-se então, que o músculo palmar estava presente na maioria dos indivíduos e que, do ponto de vista estatístico, sua ausência nada mais é do que uma variação anatômica.

[ Diário de Biologia ] [ Fotos: Reprodução / Diário de Biologia ]

Jornal Ciência