Suplementos realmente são necessários para o ganho muscular? Descubra!

de Bruno Rizzato 0

Muitas pessoas passam horas na academia diariamente e – para auxiliar – tomam suplementos de proteína. O objetivo é conseguir um corpo tonificado e equilibrado. Porém, será que suplementos são realmente necessários para atingir o objetivo?

Segundo um especialista em fisiologia e nutrição da Universidade de Queensland, na Austrália, os caros e famosos suplementos podem ser um grande desperdício de dinheiro.

O pesquisador Dr. David Jenkins, da Escola do Movimento Humano e Ciências da Nutrição da Universidade, garante que, para conseguir mais músculos, não é preciso mais proteína. “Como os músculos são feitos de proteína, há um equívoco na ideia de que se você comer mais proteína, irá obter mais músculo. Teoricamente, isso é verdade, mas há duas considerações ignoradas”, disse ele.

Segundo o pesquisador, uma dieta saudável e equilibrada é o suficiente para ingerir a quantidade necessária. Normalmente, as pessoas acabam consumindo uma quantidade elevada, com os suplementos. “Qualquer proteína extra que consumirmos, provavelmente, terá algum efeito adicional”, explicou.

Jenkins garante que o tempo certo entre refeições e a rotina de treinos são as partes mais importantes para o crescimento muscular. “Ganhar 20 gramas de proteína de alta qualidade, que inclui leucina e os outros aminoácidos essenciais, imediatamente antes ou após o exercício, irá promover o crescimento muscular e a reparação”, contou.

Porém, ele ressaltou que a proteína de soro de leite – bastante difundida popularmente -, costuma dizer, em sua publicidade, possuir maior quantidade de leucina e os outros aminoácidos essenciais do que qualquer outra fonte. Isso não é verdade.

Não há nenhuma evidência a longo prazo que esses caros suplementos não surtam o mesmo efeito de um leite aromatizado. Uma fonte adequada de alimento tem os aminoácidos essenciais e o tempo de ingestão é cuidadosamente considerado. Isso sim irá proporcionar o ambiente adequado para o crescimento muscular”, ressaltou.

[ Medical XPress ] [ Foto: Reprodução / Wikipédia ]

Jornal Ciência