Você ficará chocado com o que pode acontecer se não lavar sua escova de cabelos regularmente

de Merelyn Cerqueira 0

Estamos acostumados a usar escovas de cabelo todos os dias, mas nem sempre consideramos que mantê-las limpas é algo essencial.

Em um artigo para o Good Housekeeping, a dermatologista e cirurgiã Dr.ª Sejal Shah afirmou que as escovas de cabelo podem servir como um lar para bactérias e leveduras, aumentando o risco de infecções e outros problemas de saúde. Os aglomerados de fios de cabelo podem esconder a presença de células mortas e ácaros. Estes ainda podem desfazer de uma só vez tratamentos capilares em que foram investidos tempo e dinheiro.

De acordo com a especialista, o acúmulo de resíduos na escova acaba voltando para os cabelos apenas momentos depois de terem sidos lavados. Logo, recomenda-se que a escova seja limpa a cada semana, dependendo do tipo de cerdas que a compõem. Escovas e pentes de plástico, por exemplo, devem ser limpos em uma bacia de água com água morna e uma pequena quantidade de xampu, antes de serem enxaguados e deixados para secar ao ar livre.

Diferentemente disso, as escovas de madeira, que parecem ser mais fáceis de serem limpas, necessitam ser esfregadas com uma pequena quantidade de sabão, uma vez que a madeira pode acumular produtos químicos, ficando danificada.

Contudo, a especialista recomenda que, para o caso de dúvidas sobre a composição e melhor forma de lavagem, o ideal é consultar a embalagem do produto com informações do fabricante sobre o método de limpeza mais recomendável.

[ Daily Mail ] [ Foto: Reprodução / Wikipédia ]

Jornal Ciência