Jovem com Síndrome de Rapunzel tem seis quilos de cabelos removidos do estômago

de Merelyn Cerqueira 0

Sophie Cox, 23 anos, desde criança sofria com uma condição chamada tricofagia – que fazia com que ela sentisse vontade de comer seus próprios cabelos.

Apesar de ter pensando superar isso, ela voltou a comê-los. Em apenas dois anos ela chegou a perder cerca de 38 quilos, e sentia-se mal quando tentava ingerir qualquer tipo de alimento, além de dores no estômago. 

Depois que sua filha Alice nasceu, em outubro de 2014, as dores em se tornaram insuportáveis.

Assim, quando procurou ajuda, os médicos descobriram que ela tinha uma bola de cabelos de cerca de seis quilos e 30 centímetros em seu estômago. Ela foi diagnosticada com tricofagia, também conhecida como síndrome de Rapunzel.

5

Segundo informações publicadas pelo Daily Mail, em outubro de 2015 ela já não consiga mais comer e seu estômago estava inchado. Os médicos a princípio, acreditavam que ela estava com cálculos biliares ou câncer no estômago.

Eventualmente, ela realizou uma endoscopia e descobriu a bola de cabelos. Como era grande demais para ser destruída pelos ácidos, ela acabou deixando Cox desnutrida e desidratada.

 4

Segundo ela, há um certo tempo começou a notar algumas manchas carecas em sua cabeça, e percebeu que deveria estar arrancando os cabelos durante o sono, mas não sabia que estava os ingerindo.

Após o diagnóstico ela teve que esperar quatro meses para realizar a cirurgia. A bola de cabelos, também chamada de tricobezoar, foi removida com sucesso após um procedimento de seis horas.

2

De acordo com Clinical Medicine and Research Journal, a síndrome de Rapunzel, ou tricofagia, é uma condição rara em que bolas de pelo ou cabelos são encontradas no trato digestivo de uma pessoa.

Ela ocorre predominantemente em jovens que têm dificuldades de aprendizagem ou são emocionalmente perturbados.

O chamado bezoar se estende do estômago e termina no intestino delgado. Podem causar dores abdominais e náuseas. Em casos mais extremos pode ocorrer a obstrução e até rompimento do estômago e intestino.

Fonte: Daily Mail Fotos: Reprodução / Daily Mail

Jornal Ciência