Conheça a incrível raça de porcos que possui pelos encaracolados

de Rafael Fernandes 0

Esta é uma raça de porcos que parece misturar 3 animais diferentes. É um porco que parece uma ovelha, mas age como um cachorro. Sim… só os refrescos do Chaves seriam tão embaralhados!

A raça de porcos surgiu em meados do século XIX, depois que um arquiduque austríaco ganhou de presente alguns porcos da raça Sumadija de um príncipe sérvio e resolveu cruzá-los com suínos húngaro-selvagens das raças Bakonyi e Szalontai para ver o que aconteceria. O resultado da mistura foi o porco Mangalitsa.

porcos-peludos_02

Seu pelo encaracolado lhe dá uma aparência de ovelha e alguns criadores dizem que possui uma boa índole, assim como um cão.

Contudo, a raça só foi reconhecida oficialmente em 1927. Apesar de sua aparência exótica e sui generis, eles eram apreciados mais por sua carne – considerada muito saborosa – do que por seus pelos.

porcos-peludos_03

No início, a raça passou era criada com o intuito de encher os estômagos reais da monarquia Austro-Húngara, da Casa de Habsburgo. Até que chegou o tempo em que esses animais se tornaram uma das principais raças criadas para abate na Europa, costume que foi bruscamente interrompido pela Segunda Guerra Mundial.

porcos-peludos_04

Após o fim do conflito, a o número de animais da raça reduziu drasticamente – até mesmo da Hungria – e ela quase entrou em extinção no período da Guerra Fria. Entretanto, foi salva das garras do comunismo pelo geneticista animal Peter Toth, em meados de 1989 – praticamente na mesma época da queda do Muro de Berlim e do colapso da URSS.

porcos-peludos_05

Na década de 90, depois que os Mangalitsa voltaram a ser produzidos para o abate, foram encontrados vestígios de porcos selvagens em seu DNA. Porém, eles ainda podem ser domesticados. Na falta de cachorros e gatos, fica a sugestão…

doenca-rara-e-misteriosa_05

doenca-rara-e-misteriosa_06

doenca-rara-e-misteriosa_07

doenca-rara-e-misteriosa_08

doenca-rara-e-misteriosa_09

Fonte: Pure Mangalitsa / Rede TV Foto: Reprodução / Mistérios do Mundo

Jornal Ciência