Gravado no Atol de Ari, nas Maldivas, pelo mergulhador Enda Kesim, um polvo se mostra um mestre do disfarce, pois quando se sente ameaçado, muda de cor para se camuflar. O animal fascinante deslumbrou mergulhadores ao se camuflar e contorcer no fundo do oceano.

No início do vídeo, mal podemos ver o polvo entre os corais, mas quando Enda se aproxima, a criatura inteligente aparece e continua a se movimentar ao longo do fundo do oceano. Depois de trocar da cor marrom para o verde-escuro, várias vezes o animal fica por cima de um recife de cor clara e, imediatamente, se camufla de modo extremamente rápido.

vace-e-capaz-de-achar-o-polvo_01

Conseguir assistir ao polvo fazendo esse show foi incrível. Era como se ele estivesse fazendo um jogo comigo, dizendo ‘olhe para mim, olhe o que eu posso fazer”, disse Enda, um mergulhador experiente de Istambul, Turquia.

vace-e-capaz-de-achar-o-polvo_04

Os polvos são geralmente bastante difíceis de encontrar, porque costumam se esconder em furos da rocha. Realmente foi um dos meus momentos favoritos em todos os meus anos de mergulho”, finalizou Enda.

Os polvos são moluscos marinhos da classe Cephalopoda e da ordem Octopoda, que significa “oito pés”. Eles são conhecidos pela grande capacidade de defesa e se camuflam através de algumas células especializadas de sua pele, podendo alterar a cor aparente e a opacidade de sua epiderme. Outra característica de mudança de cor é obtida através de alteração da refletividade. Mudar de cor também serve para alertar outros polvos sobre o perigo de ataque de um predador.

Realmente é impressionante sua capacidade de se camuflar

[ Daily Mail ] [ Foto: Reprodução / Daily Mail ]

Jornal Ciência