Polvo “Dumbo” é filmado por mergulhadores fazendo algo nunca antes registrado

de Merelyn Cerqueira 0

Uma criatura marinha conhecida como polvo-dumbo (Grimpoteuthis), que possui barbatanas alongadas, semelhantes a orelhas, logo acima dos olhos, foi filmada ao longo das águas do Golfo do México.

O registro foi feito por membros da National Oceanic and Atmospheric Administration’s Okeanos Explorer, e mostrou o animal fazendo algo que intrigou os cientistas.

polvo-Dumbo_01

Conforme relatado pelo jornal Metro, da Inglaterra, a criatura foi vista usando suas barbatanas para nadar pelas profundidades do oceano e procurar comidas como vermes poliquetas e crustáceos. No entanto, o momento notável registrado foi quando ela enrolou seus tentáculos enquanto se movia através da água, deixando-os “inativados”. Essa postura, no entanto, nunca havia sido vista antes, o que justifica o espanto dos especialistas.

Segundo um dos mergulhadores da equipe, o povo-dumbo “foi visto pela primeira vez pairando sobre a superfície de uma borda rochosa, antes de, mais tarde, enrolar seus tentáculos, deixando-os bem pequenos”.

polvo-Dumbo_02

De acordo com especialistas esse animal tem como habitat o fundo do mar, e, devido a isso, tem uma oferta bem pequena de alimentos. Logo, a expectativa de vida média da espécie é de três a cinco anos de idade.

[ Metro ] [ Foto: Reprodução / National Oceanic and Atmospheric Administration’s Okeanos Explorer ]

Jornal Ciência