O bruxismo, também conhecido como briquismo, é um distúrbio do sono no qual uma pessoa adquire um hábito de apertar e ranger os dentes.
Contudo, todo este atrito pode causar desgastes severos na arcada dentária, conforme informações do Diário de Biologia.
Estima-se que o distúrbio afete cerca de 15% da população mundial, e especialmente as mulheres. Ele é desencadeado pelo estresse, tensão emocional ou pelo fechamento inadequado da boca.
As pessoas com bruxismo tendem a sofrer com fortes dores de cabeça, no rosto, pescoço, ouvido e até mesmo os ombros, todos causados pela forte contração dos músculos da mastigação.
Ainda, problemas na articulação da mandíbula, que pode sofrer estalos, travamento, restringir a abertura da boca ou desvio desta, também são verificados nas vítimas.
O tratamento consiste no uso noturno de placas de acrílico nos dentes. Quando desenvolvidas e recomendadas por um dentista, elas ajudarão a distribuir a força muscular por todos os dentes. Contudo, é essencial que a fonte do problema seja identificada para que possa ser combatida. Por exemplo, se o caso for estresse, um especialista pode receitar remédios antiestresse.
Fonte: Diário de Biologia Foto: Reprodução / Diário de Biologia