Veja como é ficar preso em uma avalanche

de Julia Moretto 0

Não há muitos esquiadores atingidos por avalanches que sobrevivem para contar a história. Por esse motivo, o australiano Tom Oye criou um vídeo mostrando a experiência.

Oye estava praticando snowboard em Whistler, Canadá, quando a neve sob seus pés começou a ceder. Uma câmera presa em seu capacete capturou toda a cena. Felizmente, Oye tinha uma mochila inflável nas costas, o que salvou sua vida.

A maioria das mortes por avalanches deixa a pessoa completamente enterrada na neve, por isso, permanecer na superfície é essencial – especialmente porque, dessa maneira, é mais fácil de a vítima ser encontrada. Depois de uma hora, de cada três pessoas atingidas por uma avalanche, uma é encontrada viva. É por isso que mochilas específicas são importantes.

Quando um incidente semelhante foi filmado há anos, foi explicado que há um acúmulo de neve muito íngreme na encosta. A quantidade de neve necessária depende da temperatura, umidade, densidade da neve e de vários outros fatores.

Uma vez que um deslizamento é iniciado, a gravidade assume, e a neve desce a montanha até encontrar um novo lugar de descanso. Deslizamentos de terra acontecem quase da mesma maneira do que os de neve.

[ Science Alert ] [ Fotos: Reprodução / Science Alert ]

Jornal Ciência