Veja como a Primeira Guerra Mundial redefiniu o mapa-múndi

de Gustavo Teixera 0

O Império Austro-Húngaro declarou guerra em 28 de julho de 2014 na Sérvia, e foi neste dia que um dos maiores confrontos militares da Era Moderna começou, o que depois ficou conhecido como Primeira Guerra Mundial.

Esta guerra deixou milhões de pessoas mortas e redefiniu uma boa parcela das fronteiras do continente Europeu. A divisão do mapa de Europa era bem diferente da que se conhece atualmente. Quando a guerra começou, há mais de 100 anos, alguns países tinham fronteiras diferentes e outros sequer existiam.

A Primeira Guerra Mundial foi vencida pela Tríplice Entente, formada pelo Reino Unido, França e Rússia. Quando terminou, houveram alguns tratados de paz que modificaram territórios dos Impérios Alemão, Austro-húngaro, Otomano e Russo.

guerra-mapa-mundi_1

Após o Tratado de Versalhes ser assinado em 1919, o império Alemão devolveu à França a região da Alsácia-Lorena e antigas colônias que pertenciam ao país. 

No mesmo ano, também foi assinado o Tratado de Saint-Germain, quando o Império Austro-húngaro acabou sendo desmembrado e novos territórios surgiram, como Polônia, Tchecoslováquia, Hungria e Iugoslávia.

Alguns outros tratados assinados na época também alteraram algumas fronteiras da Bulgária e Romênia. Já no Império Russo, após o surgimento das republicas bálticas o mapa da Europa, ganhou outras fronteiras como Finlândia, Estônia, Letônia e Lituânia. Além disso, outros territórios também foram anexados ao Império Russo como Bielorrússia e Ucrânia, e assim deu origem à União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS).

guerra-mapa-mundi_2

O mapa da Europa permaneceu até 1991, após a dissolução da União Soviética. O oriente médio, onde era localizado o Império Otomano foi dividido em vários outros territórios, e como era bem grande, deu origem a 40 países diferentes.

No entanto, alguns dos territórios daquela região foram entregues para Reino Unido e França sem a devida consideração da diversidade étnica.

No total foram cinco anos de vários tratados que redefiniram muitas fronteiras do mapa da Europa, com 3 impérios dissolvidos originando outros países.

Fonte: Voa News / Uol Fotos: Reprodução / Voa News

Jornal Ciência