Um terço das marcas mais populares não oferece a proteção solar que promete, sugere estudo

de Merelyn Cerqueira 0

Apenas duas das 60 marcas de protetores solar testadas em um estudo realizado pela Consumer Reports receberam pontuações perfeitas sobre seus níveis de proteção. Um terço dos produtos apresentou etiquetas de fator de proteção incorretas. O pior desempenho foi observado em um protetor solar infantil. Com informações do Daily Mail.

De 60 produtos testados, incluindo loções, sprays e bastões, cerca de 23 tinham rótulos enganosos, alegando fatores de proteção maiores do que o real. Isso significa que confiar em certas marcas pode resultar em queimaduras e maiores riscos de câncer de pele.

Conduzido anualmente pela Consumer Reports, o estudo alerta que no topo da lista de protetores solares fraudulentos estava a loção mineral Babyganics SPR 50+, projetado para permitir que bebês fiquem na água por até 80 minutos, de acordo com informações do rótulo. No entanto, quando testado, o produto apresentou um fator de proteção de cerca de 25 – metade do que promete.

Enquanto o Babyganics ficou no topo da lista, o segundo pior foi eltaMD UV Aero Continuous Spray SPF 45, seguido por CeraVe Body Lotion SPF 50, All Terrain AquaSport Lotion SPF 30 e MDSolarSciences Mineral Moisture Defense Lotion SPF 50.

Já os produtos da marca Trader Joe’s e La Roche-Posay foram os dois únicos que receberam uma pontuação global perfeita.

Outro estudo encontrou mais evidências de que os rótulos dos filtros solares nem sempre contam toda a verdade.

Pesquisas feitas pela Universidade de Northwestern Chicago, em 2016, descobriram que os protetores solares mais populares não atendem a todas as diretrizes recomendadas pela Academia Americana de Dermatologia (ADD).

A ADD especifica que o para um protetor solar ser bom, ele precisa satisfazer três critérios básicos: proteger contra os raios UVA e UVB, ter um fator de proteção acima de 30 e ser resistente à agua.

Os pesquisadores analisaram as 65 marcas mais vendidas na Amazon.com entre 6.500 outras. Estes produtos apresentavam uma classificação mínima de quatro estrelas (em cinco) e um mínimo de 150 comentários positivos. No entanto. 26 deles (40%) não conseguiram cumprir os três critérios recomendados.

Há de se ressaltar que proteger a pele contra do sol é essencial para diminuir o risco de câncer de pele, que é um dos mais mortais e comuns no mundo.

Fonte: Daily Mail Foto: Reprodução / Pixabay

Jornal Ciência