TOP 7 sinais que podem indicar que você está com desequilíbrio hormonal

de Merelyn Cerqueira 0

Os hormônios, como você já deve saber, são essenciais para a saúde e bem-estar do corpo. Basicamente, são químicos liberados pelas glândulas e são responsáveis pelo desenvolvimento sexual, metabolismo, bem como força e saúde de nossos ossos.

Possuímos dezenas de deles no corpo e entre os mais importantes, podemos citar: a insulina, produzida pelo pâncreas que nos ajuda a transformar a glicose ingerida em energia; a testosterona, produzida nos testículos, principal hormônio masculino responsável pelo desenvolvimento sexual, regulação dos níveis de energia e aumento de massa muscular; estrogênio e progesterona, que nas mulheres são responsáveis pelo ciclo menstrual, ovulação e manutenção da gravidez após a concepção; e o cortisol, produzido pelas glândulas suprarrenais em resposta ao estresse, sendo parte da resposta de “luta e fuga”.

Tais hormônios vivem sob um equilíbrio extremamente delicado. Assim, se você possui mais ou menos de um deles, vários sintomas podem surgir em decorrência disso. Abaixo, você pode conferir uma lista dos mais comuns, segundo informações publicadas pela Lifehack.org.

1 – Fadiga

Sentir-se cansado o tempo todo é um dos sinais mais comuns de desequilíbrio hormonal. Existem vários culpados para esse tipo de sintoma, mas a insulina é a explicação mais provável, especialmente quanto seus níveis permanecem elevados, devido ao desenvolvimento de resistência a esse hormônio.

Contudo, ao fazer mudanças na dieta (reduzindo carboidratos simples, por exemplo), bem como perder peso e fazer exercícios físicos regularmente, você pode corrigir esse problema naturalmente. Isso fará com que os níveis de açúcar no sangue permaneçam estáveis durante todo o dia.

2 – Insônia

Juntamente com a fadiga, a insônia também é um efeito colateral muito comum de um desequilíbrio hormonal. Nos homens isso ocorre em razão dos níveis de testosterona estarem baixos, enquanto que nas mulheres os níveis baixos de progesterona são os culpados.

Uma forma para corrigir esse problema é através da terapia de reposição hormonal. Mas, se você estiver procurando por opções mais naturais, existem chás de ervas que prometem ajudar a aumentar os níveis hormonais, como por exemplo, a chasteberry (Vitex angus – castus).

3 – Redução da libido

A perda de interesse no sexo pode ser um sinal de baixo estrogênio (nas mulheres) e testosterona (nos homens). Nas mulheres, esses níveis caem constantemente após terem atingido a menopausa. Nos homens isso também ocorre, na faixa dos 50 anos, caracterizando um fenômeno que os médicos estão chamando de “menopausa masculina”.

A boa notícia é que existem terapias de substituição desses hormônios, que estão disponíveis sob prescrição médica. Há ainda clínicas que oferecem terapias hormonais bioidênticas, como uma alternativa mais natural.

4 – Sudorese noturna

Um dos primeiros sinais da menopausa para as mulheres é o fenômeno de suores noturnos e ondas de calor, que podem acabar com qualquer noite de sono e causar desconforto até mesmo durante o dia. É mais um sinal de que os níveis de estrogênio estão baixos.

Felizmente, as terapias de reposição hormonal podem ajudar a corrigir isso, mas algumas mulheres ainda preferem terapias à base de plantas, como a Black Cohosh (Cimicifuga racemosa), por exemplo.

5 – Perda de memória e de concentração

Lapsos de memória e falta de concentração podem ser um sinal de que o hormônio cortisol está em desequilíbrio. Quando você fica estressado por um longo período de tempo, as glândulas suprarrenais ficam cansadas e já não produzem quantidades adequadas de cortisol. Quando isso ocorre, suas funções cognitivas (memória e concentração) são afetadas.

6 – Questões emocionais

Ansiedade, irritabilidade, depressão e alterações de humor tão são resultados comuns do desequilíbrio hormonal, em particular dos níveis de progesterona e estrogênio, que podem estar altos ou baixos.

Mais uma vez aqui, a terapia de reposição hormonal pode ajudar a corrigir algumas dessas deficiências. A perda de peso também poderia ajuda a corrigir os níveis de estrogênio quando altos. Já nas alternativas mais naturais, algumas mulheres optam por chás de Black Cohosh (Cimicifuga racemosa) para resolver o problema.

7 – Ganho de peso

O ganho de peso, e especialmente na região abdominal, pode ser um problema muito comum e frustrante. Enquanto vários hormônios podem desempenhar um papel importante na obesidade, os culpados mais comuns são a insulina e cortisol. Quando de apresentam de forma elevada, sinalizam ao corpo que precisa de glicose, e acabam armazenando-a como gordura- geralmente na barriga.

Neste caso, a gestão do estresse (por meio de meditações, yoga ou exercícios de respiração) pode ajudar a reduzir os níveis de cortisol. Enquanto que perda de peso e mudanças na dieta podem reduzir a insulina.

Contudo, há de se lembrar que todos os sintomas são passíveis de aconselhamento médico e que, tais deficiências hormonais são relativamente fáceis de serem diagnosticadas.

[ Life Hack ] [ Foto: Reprodução / Pixabay ]

Jornal Ciência