A antiga civilização Maia, é sem dúvida uma das sociedades mais dominantes da Mesoamérica. Seus membros se destacavam pela perícia em agricultura, produção de cerâmicas, escrita de hieróglifos, métodos de calendário, bem como na área da Matemática e Astronomia.
Tratava-se de uma cultura única e avançada que, de acordo com estudos, centralizou-se em um bloco geográfico que abrangia toda a Península de Yucatán e as modernas Guatemala, Belize, Chiapas e Tabasco, no México. Dito isso, e de acordo com uma lista publicada originalmente pela Ancient Code, abaixo você confere 20 fatos interessantes sobre a sociedade Maia possivelmente desconhecidos pela maioria das pessoas.
1 – De acordo com os Maias, o mundo foi criado no dia 11 de agosto de 3.114 a.C., que é a primeira data do calendário criado por eles.
2 – Segundo estudos recentes, os maias nunca desapareceram, eles hoje possuem algo em torno de sete milhões de descendentes diretos vivendo no continente americano.

3 – Os primeiros assentamentos Maias foram criados por volta de 1.800 a.C., em um período chamado de Pré-clássico ou Período de Formação.
4 – A cidade de Mirador, no Norte de Petén, foi uma das maiores já construídas nas Américas pré-colombianas.

5 – Segundo estudiosos, as realizações Maias mais impressionantes estão relacionadas à Matemática Abstrata e à Astronomia.
6 – Os Maias eram alfabetizados e possuíam uma forma de língua escrita, bem como livros.

7 – Os sistema maia de hieróglifos, um dos mais complexos da Terra, só começou a ser decodificado com sucesso na década de 1950.
8 – Os antigos Maias foram uma das primeiras civilizações a usar o número zero.

9 – Tanto os homens como as mulheres Maias tinham tatuados em seus corpos desenhos elaborados, sendo uma das primeiras culturas a praticar a “tatuagem” como arte.
10 – Durante o Período Clássico, à mais alta autoridade política maia era dado o título de “ahau”, algo que pode ser traduzido como “senhor” ou “nobre”.

11 – Os menores centros Maias possuíam cerca de um quilômetro quadrado, enquanto o maior, chamado de Tikal, abrangia uma área de 123 quilômetros quadrados.
12 – Os antigos maias eram engenheiros incríveis: construíram pirâmides e templos semelhantes aos do Egito. O pico de La Danta, é considerado uma das maiores pirâmides do mundo.

13 – Como astrônomos obsessivos, eles registraram diversos dados detalhados sobre os movimentos dos plantes, Sol, Lua e estrelas.
14 – Eles acreditavam que o Sol, a Lua e as estrelas eram na verdade Deuses que se moviam pelo céu. Eventos como eclipses, equinócios e solstícios eram marcados nas paredes de seus antigos templos.
15 – Os Maias também praticavam esportes. Um jogo de bola mesoamericano, chamado de Ōllamaliztli, em Nahuatl, era praticado por todas as civilizações dos Olmecas e Astecas. O objetivo do jogo era lançar uma bola de borracha através de um aro usando qualquer parte do corpo, exceto as mãos. Não há informações sobre exatamente onde e como o jogo foi criado.
16 – Os Maias foram um dos primeiros a usar saunas, uma forma de banho de suor chamada de zumpul-ché.

17 – Os Maias usavam alucinógenos retirados da natureza, como corriola, cogumelos e tabaco, além de plantas para fazer substâncias alcoólicas.
18 – Foram os Maias os principais propagadores de culturas como milho, feijão, abóbora, abacate, pimenta, abacaxi, mamão e cacau.
19 – O cidadão Maia era batizado com nomes baseados no dia de seu nascimento, e o calendário tinha nomes específicos para meninas e meninos para cada dia do ano.
20 – A ilha de Tayasal é considerada o último reino Maia independente, que existiu até 1696.
[ Ancient Code ] [ Fotos: Rerodução / Wikipédia ]