Suplementos de cálcio podem aumentar o risco de doenças cardíacas

de Julia Moretto 0

De acordo com nova pesquisa feita por John Hopkins, da University School of Medicine, tomar pílulas de cálcio pode não ser uma boa ideia. Os pesquisadores descobriram que as pessoas que usam esses suplementos podem estar em maior risco de doença cardíaca, devido ao acúmulo de placas de cálcio em suas artérias coronárias.

Em contrapartida, uma dieta rica em cálcio pode oferecer uma diminuição do risco de doença cardíaca. Isso indica que o perigo reside especificamente nos suplementos de cálcio e não nos alimentos.

Há claramente algo de diferente na forma como o corpo responde aos suplementos em relação à ingestão através da dieta que faz com que o suplemento seja mais arriscado“, explicou o coautor do estudo, John Anderson, da Universidade da Carolina do Norte. “Pode ser que os suplementos contenham sais de cálcio, ou pode ser que tomemos uma dose elevada de uma só vez que o corpo é incapaz de processar“.

Os pesquisadores decidiram realizar o estudo depois que o trabalho anterior revelou que a maior parte do cálcio contido nestes suplementos não é incorporada ao esqueleto e nem eliminada, sugerindo que ficasse acumulada em algum lugar do corpo.

Para investigar, eles avaliaram ​​2.742 pessoas em relação à quantidade de cálcio que consomem em suas dietas e através de pílulas. Os voluntários também foram submetidos a dois exames de TC – que duraram 10 anos, a fim de monitorar os níveis de placas de cálcio em suas artérias coronárias.

Após uma década, no final do estudo, as pessoas que consumiram a maior quantidade de cálcio – mais de 1.400 miligramas por dia – eram consideravelmente menos propensas a terem placas de cálcio do que aquelas que consumiram a menor quantidade – menos de 400 miligramas por dia.

Enquanto esta informação indica claramente que uma alta ingestão de cálcio seja benéfica para a saúde cardiovascular, o quadro mudou drasticamente quando os cientistas dividiram os participantes entre os que usaram suplementos de cálcio e os que obtiveram o seu cálcio exclusivamente através dos alimentos.

No geral, a 43 por cento das pessoas que afirmaram usar suplementos eram 22 por cento mais propensas a desenvolverem placas de cálcio do que aquelas que não o fizeram. O relatório completo do estudo foi publicado no Journal of the American Heart AssociationNosso estudo traz evidências de que o excesso de cálcio na forma de suplementos pode prejudicar o coração e o sistema vascular“, disse o coautor do estudo Erin Michos, da Escola de Medicina da Universidade Johns Hopkins.

Portanto, enquanto a ingestão diária de cálcio de entre 550 e 1.200 miligramas for recomendada como forma de manter a saúde dos ossos e dentes, é importante pensar cuidadosamente sobre as fontes de que você está obtendo o seu cálcio.

[ IFL Science ] [ Foto: Reprodução / Wikipédia

Jornal Ciência