Sentado ou de cócoras? O debate sobre a melhor forma de evacuar continua!

de Merelyn Cerqueira 0

O Australian Tax Office – um órgão regulamentar do governo australiano – anunciou que havia decidido instalar vasos sanitários ao estilo turco (quem em algumas regiões do Brasil são conhecidos como “privada de feira”) para “atender sua mão de obra cada vez mais diversificada”. Enquanto que no Ocidente as pessoas se sentam nas privadas, em outras regiões, o comum é ficar de cócoras. Tanto que o modelo mencionado pelo órgão consiste em uma abertura no chão.

Recentemente, ficamos sabendo por uma série de avisos na internet que ficar de cócoras era o método mais eficaz e seguro para evacuar, pois “permite uma passagem mais fácil e ampla das fezes”. O método, no entanto, é um tanto controverso, já que não agrada todo mundo. Mas, do ponto de vista médico, será que evacuar de cócoras é realmente melhor? 

defecar-sentado-ou-de-cocoras_02

Em uma entrevista ao Daily Mail, o gastroenterologista, Vincent Ho, da Sydney Western University, revelou os benefícios proporcionados pelo método. Segundo ele, o processo de passagem das fezes e os movimentos intestinais são mais complicados do que imaginamos. Em primeiro lugar, o reto se contrai na iminência da passagem das fezes. Isso faz com que o músculo liso do canal anal fique relaxado. O músculo puborretal que circunda o reto, por sua vez, age como se fosse um estilingue, puxando o reto para a frente a fim de criar um ângulo propício – conhecido como ângulo anorretal.

Durante o processo de evacuação, o músculo puborretal é relaxado e o ângulo anorretal aumentado. Ficar de cócoras aumenta ainda mais esse ângulo, criando uma passagem mais ampla que facilita o caminho das fezes através do canal.

Uma série de experimentos foi realizada para comprovar a eficácia do método. Um pesquisador israelense chamado Dov Sikirov liderou uma equipe que estudou cerca de 28 voluntários saudáveis que se disponibilizaram a ter seus movimentos intestinais gravados.

Eles usaram banheiros com vasos de diferentes alturas (42 cm e 32 cm) e também um recipiente plástico (precisando agachar). Os pesquisadores gravaram os dados para seis evacuações consecutivas em cada postura. De acordo com eles, o tempo médio para a passagem das fezes enquanto agachados foi de 51 segundos, em comparação com a média dos realizados em assentos sanitários: 114 e 130 segundos respectivamente. Em conclusão, eles registraram que os participantes julgaram a evacuação enquanto abaixados mais fácil.

Em outro estudo realizado por pesquisadores japoneses foram analisados seis voluntários que tiveram seus retos cheios de uma solução de contraste. Eles foram convidados a liberar esses fluidos na posição regular e de cócoras. Durante o processo, que foi registrado com radiografias, os pesquisadores descobriram que o ângulo anorretal tinha maior ampliação quando a pessoa estava de cócoras. Além disso, os participantes também realizaram menos esforço abdominal durante o agachamento.

Já num estudo realizado no Paquistão, os pesquisadores visavam olhar para participantes que tinham fissuras anais crônicas, que relatavam dor e presença de sangue ao evacuar, enquanto defecavam sentados. Quando utilizaram um tamborete para elevar os pés, os cientistas descobriram que os sintomas dos pacientes foram significativamente reduzidos.

defecar-sentado-ou-de-cocoras_01

Entretanto, apesar da posição ser muito útil para pessoas com constipação crônica, ela não deve ser tratada como uma salvação. Fatores como dieta, exercícios físicos, medicamentos e ingestão de líquidos, podem afetar a frequência e consistência dos movimentos intestinais. Além disso, algumas pessoas realmente levam mais tempo para ir ao banheiro, em razão de possuírem intestino preguiçoso, algo que não será resolvido pela posição.  

Logo, de acordo com Ho, os benefícios e malefícios associados ao método são por vezes apresentados de forma exagerada. Não há evidências que comprovem que ele possa prevenir ou curar hemorroidas ou câncer de cólon. A posição também não está isenta de riscos, já que ela induz um aumento da pressão sanguínea tanto em hipertensos quanto em pessoas saudáveis.

Agora, se você tem interesse em aderir ao hábito, mas não sabe como, a dica é colocar um pequeno banco para apoiar os pés, permitindo que você flexione os joelhos e fuja da convencional posição de 90 graus.

[ Daily Mail ] [ Fotos: Reprodução / Daily Mail ]

Jornal Ciência