Salsichas estão matando crianças há décadas por sufocamento, diz estudo

de Merelyn Cerqueira 0

As salsichas são, sem dúvida, um dos alimentos preferidos das crianças. De preparo rápido, elas muitas vezes são a escolha das mães mais atarefadas, que na correria sequer têm tempo para cozinhar uma boa refeição.

No entanto, embora sejam práticas e gostosas, elas são verdadeiras vilãs da alimentação.

Um estudo realizado por pesquisadores da Universidade de Ohio, nos EUA, avaliou quais os alimentos que mais provocam engasgos em crianças menores de 14 anos.

Analisando dados obtidos em unidades de pronto atendimento, eles descobriram milhares de entradas causadas por engasgos não letais entre 2001 e 2009.

Ao listar os alimentos que foram responsáveis por causar esse tipo de incidente, sugeriram que a salsicha estava em 10º lugar, resultando em 6.771 de todos os casos atendidos.

EMBUTIDOS-SALSICHA-X-CRIANÇAS-15-Alimentos-que-criança-não-deve-comer-antes-de-2-anos-ou-mais

Outro estudo, publicado pela revista JAMA e realizado em crianças até 9 anos, desta vez focando nos casos de morte, descobriu que as salsichas foram responsáveis por 7 em cada 10 casos registrados com crianças até os 3 anos. Os pesquisadores relataram que o engasgo é provocado pela forma circular do alimento.

Durante uma demonstração assistida pela redatora do Guia Infantil, Estefanía Esteban, uma equipe de emergências explicou às crianças sobre os perigos de comer salsichas cortadas em rodelas. 

O alimento tem um tamanho perfeito para se acoplar à traqueia de uma criança menor de três anos. Então, se não for mastigada corretamente, a rodela é propensa a ficar na horizontal, obstruindo a traqueia e impedindo a passagem de ar.

Por esse motivo, alguns pediatras recomendam que os pais tenham extrema precaução na hora de cortar esse tipo de alimento, ou até mesmo reconsiderem incluí-lo na alimentação até a fase dos cinco anos. 

Um estudo  realizado em 2008, publicado pelo International Journal of Legal Medicine, apontou que as 10 comidas que mais trazem riscos de asfixia para as crianças incluem salsichas, uvas, cenoura, ossos de frango, doces, carne, pipoca e maçã.

Fonte: Diário de Biologia Fotos: Reprodução / Diário de Biologia

Jornal Ciência