Quebra-cabeça envolvendo tortas está enlouquecendo a internet

de Julia Moretto 0

Um quebra-cabeça complicado envolvendo 12 tortas vai deixar você louco. O enigma foi inventado por Henry Ernst Dudeney em 1896, mas, depois de mais de 120 anos, ele ainda deixa as pessoas confusas.

O quebra-cabeça pede para você converter as seis linhas retas – cada uma contendo quatro tortas – em sete linhas retas com quatro tortas em cada. E tem mais: isso tudo movendo apenas quatro tortas.

quebra-cabeca-envolvendo-tortas-esta-enlouquecendo-a-internet_0

Resultado

Para resolver o quebra-cabeça, primeiro pegue a torta superior da esquerda e a coloque diretamente abaixo das duas tortas superiores do meio. Em seguida, coloque a torta que está na parte superior direita acima das tortas inferiores do meio.

Finalmente, pegue as tortas inferiores do meio e as coloque para cima. Elas ficam entre a torta movida anteriormente e as tortas do meio. O resultado são as sete linhas retas, cada uma feita de quatro tortas. 

quebra-cabeca-envolvendo-tortas-esta-enlouquecendo-a-internet_1

O autor

O quebra-cabeça foi desenhado e publicado por Alex Bellos, autor do livro “Can you solve my problems?”, ou “Você pode resolver os meus problemas?” em tradução livre. Esta edição contém 125 dos melhores enigmas dos últimos 2.000 anos.

O quebra-cabeça da torta é um exemplo de um gênero popular de quebra-cabeças que apareceu pela primeira vez na década de 1820 chamado ‘quebra-cabeças de plantação de árvores’, já que normalmente você tem que plantar um certo número de árvores em um certo número de linhas”, explicou Bellos.

O livro reúne uma série de quebra-cabeças, desde questões matemáticas básicas, até tarefas de lógica mais complexas. “Os quebra-cabeças são uma parte maravilhosa, mas frequentemente negligenciada, de nossa herança cultural”, disse Bellos.

[ Daily Mail ] [ Fotos: Reprodução / Daily Mail ] 

Jornal Ciência