Primeiro caso humano de nova variante da Gripe Suína é encontrado no Reino Unido

de Redação Jornal Ciência 0

No Reino Unido, detectou-se o primeiro caso em humano de uma variação específica da gripe suína, conhecida como A(H1N2)v.

Esse caso foi identificado em North Yorkshire, após uma pessoa com sintomas respiratórios buscar ajuda médica. Felizmente, ela teve apenas uma doença leve e já está recuperada.

Agora, os especialistas estão tentando descobrir como essa pessoa ficou doente, já que é raro que esse tipo de gripe passe de porcos para humanos. Eles estão acompanhando de perto quem teve contato com essa pessoa, para evitar que o vírus se espalhe.

Essa gripe, que já apareceu em cerca de 50 pessoas ao redor do mundo desde 2005, é um pouco diferente das outras já vistas

Os cientistas estão alertando os criadores de porcos para ficarem atentos e notificarem qualquer sinal de gripe em seus animais.

A variação da gripe H1N2 do Reino Unido não é a mesma que a gripe suína que gerou a pandemia em 2009; essa última era uma forma diferente, conhecida como H1N1. Imagem: Reprodução / iLexx / Envato)

Paul Hunter, um especialista da Universidade de East Anglia, disse que não está muito preocupado, pois casos anteriores dessa gripe em humanos não foram graves. Ele também mencionou que a vacina contra gripe deste ano pode oferecer alguma proteção contra ela.

A descoberta foi possível graças aos testes de rotina que são feitos para vigiar a gripe. Meera Chand, da UKHSA (Agência de Segurança de Saúde do Reino Unido), destacou a importância de agir rapidamente para entender melhor a situação e prevenir mais casos.

Este evento ocorre mais de uma década após a pandemia de 2009 causada pela cepa H1N1, que continha sequências genéticas de vírus originados em porcos, pássaros e humanos, e que agora faz parte da gama de vírus que causam a gripe sazonal comum.

Fonte(s): The Standard / New Scientist / UK Health Security Agency Imagem de Capa: Reprodução / Kenneth Schipper Vera via Unsplash

Jornal Ciência