Por que existem pessoas com olhos de cores diferentes?

de Merelyn Cerqueira 0

Apesar de raras ocorrências, é possível que pessoas acabem tendo olhos de cores diferentes. Essa estranha característica é causada por fatores que podem ocorrer logo após o nascimento ou se desenvolver ao longo do tempo, segundo informações da Live Science.

 

A cor da íris se desenvolve durante os primeiros meses de vida. Os níveis de um pigmento chamado melanina determinam o grau de claridade dos olhos, quanto menos melanina, mais claros os olhos serão e vice-versa.

 

Porém, às vezes, a concentração e distribuição deste pigmento não são uniformes, o que caracteriza uma condição chamada de Heterocromia. Pessoas assim podem apresentar características incomuns. Quando ocorre de forma completa, cada olho terá uma cor claramente diferente – por exemplo, um azul e outro castanho. Já na Heterocromia Central, os olhos apresentam várias cores, com uma íris basicamente azul, mas com resquícios de cores douradas ou castanhas ao redor da pupila. Na Heterocromia Sectorial, uma única íris recebe um resquício de uma cor diferente de seu tom geral – para exemplificar, isso ocorre com a atriz norte-americana Kate Bosworth.

 

Essas anormalidades na pigmentação dos olhos não são necessariamente sinal de uma condição de saúde preocupante. No entanto, em alguns casos elas podem ser herdadas por conta de distúrbios genéticos. Por exemplo, uma criança como Síndrome de Waardenburg, que causa perda auditiva e cabelos brancos prematuros, pode experimentar diferentes graus de Heterocromia.

 

Outra doença hereditária que pode vir acompanhada do distúrbio de pigmentação é a Neurofibromatose, que afeta o sistema nervoso e provoca o crescimento de tumores no tecido nervoso. A formação destes crescimentos no interior dos olhos pode resultar na Heterocromia. 

 

Em outros casos, a diferença na coloração pode ser causada por lesões no olho, que resultaram em hemorragia, bem como infecções e ligeiras inflamações. A condição também pode ser causada por glaucoma, que é um grupo de disfunções oculares que danifica o nervo que transporta a informação visual do olho para o cérebro.

 

Por fim, o aparecimento súbito de Heterocromia pode significar algo mais grave e, por isso, um exame oftalmológico completo deve ser realizado para descartar quaisquer preocupações.

[ Live Science ] [ Foto: Reprodução / Pixabay ]

Jornal Ciência