Pessoas com Acromatopsia podem sonhar em cores?

de Julia Moretto 0

A Ciência evolui sempre! Antigamente, os cientistas acreditavam que nossos sonhos eram em preto e branco. Agora é possível afirmar que sonhamos em cores! O que ainda indaga cientistas do mundo é se pessoas com Acromatopsia – que veem em preto e branco – podem sonhar em cores.

Para que possamos entender esse estudo, é preciso partir da ideia de que há dois tipos de daltonismo. A Discromatopsia – que faz pacientes poderem enxergas algumas cores – e a Acromatopsia – que permite que o afetado veja apenas em preto e branco.

De acordo com os cientistas, o fator que vai determinar se uma pessoa vai sonhar em cores ou não, é há quanto tempo ela parou de ver as cores, uma vez que não é possível sonhar com algo que é desconhecido para nós. Ou seja, pessoas que nascem com Acromatopsia não sabem identificar o que são as cores e, por esse motivo, não podem sonhar colorido. Já as pessoas que adquirem a doença em certo momento da vida, podem sim voltar a sonhar com cores.

Segundo dados da Biblioteca Nacional de Medicina dos Estados Unidos, a Acromatopsia é uma doença rara que afeta cerca de 30 mil pessoas no mundo. Já as pessoas com Discromatopsia, são mais comuns e grande parte delas confundem as cores verde e vermelho. Ela também representa cerca de 99% das deficiências relacionadas à visão de cores no mundo. Desse modo, uma pessoa que tenha Discromatopsia só sonhará com as cores que ela consegue identificar quando acordada.

Novas pesquisas 

Os estudiosos acreditavam que nossos sonhos eram em preto e branco devido à televisão na época ter apenas dessas duas cores. “A primeira metade do século XX viu a ascensão das mídias em preto e branco, e é provável que a ideia de sonhos em preto e branco estava ligada à tecnologia de filme“, disse ​​Eric Schwitzgebel, professor de Filosofia, da Universidade da Califórnia.

Com a chegada da TV colorida, nos anos 60, os relatos sobre sonho começaram a evidenciar as cores. “Muito raramente alguém relata um sonho em preto e branco como um filme antigo“, comentou Deirdre Barrett, psicóloga especialista em sonhos, da Harvard Medical School.

Barrett aponta que se você não consegue lembrar as cores nos sonhos da noite passada, não significa necessariamente que você sonhou em preto e branco. Algumas pessoas observam as cores dentro de um sonho, enquanto para outros isso não é tão relevante.

[ Live Science ] [ Foto: Reprodução / Flickr ]

Jornal Ciência