Por que algumas pessoas têm mamilos extras pelo corpo? O que eles são de fato?

de Merelyn Cerqueira 0

Apesar da obsessão de algumas pessoas pelos mamilos regulares, não é de se admirar que os mamilos extras continuem sendo uma fonte constante de curiosidade. 

Afinal, por que eles acontecem? Logo, o que você precisa saber a princípio é que tudo é culpa da evolução. Conforme reportado pelo portal Medical Daily, os mamilos extras são provenientes de uma condição conhecida como politelia.

Eles ocorrem enquanto ainda estamos presos dentro do útero, já que todos nós desenvolvemos tecidos mamários.

Linha do leite.
Linha do leite.

Esse desenvolvimento ocorre na região anterior do tórax, entre a segunda e sexta costela, em uma região chamada de “linha do leite”, que se estende até as axilas. 

Essas linhas são mais espessas durante as 6 primeiras semanas gestacionais e desaparecem pela semana 9, tendo tempo suficiente para que os seios e mamilos realizem seu completo crescimento – nas mulheres isso ocorre até a puberdade.

No entanto, às vezes, essas linhas do leite não desaparecem completamente. Quando isso acontece, pode haver a formação de bolsas de tecido mamário extra em outras áreas. 

A partir daí esse crescimento pode dar origem até mesmo a seios completamente funcionais (polimastia) com glândulas produtoras de leite, aréolas e mamilos. Enquanto o mamilo extra pode ser descoberto ainda na infância, geralmente é na puberdade que a presença deles é mais marcante.

Há casos em que esses tecidos mamários também podem crescer em lugares além do caminho da linha do leite, como quando os médicos descobriram uma “massa que clinicamente se assemelhava a uma mama feminina” na parte de trás da coxa esquerda de um idoso em 1980. Além deste caso, existem vários outros, até mesmo na sola dos pés, todos reportados e catalogados cientificamente.

mamilo-extra

Assim como a maioria das anomalias genéticas, o número de pessoas que desenvolvem mamilos extras varia de acordo com as diferentes populações e etnias. No entanto, elas são raras. Até o momento, eles não foram associados com quaisquer problemas de saúde.

Algumas pesquisas têm encontrado uma forte associação entre a polimastia e outras condições que envolvem o trato urinário, incluindo câncer.

No entanto, há pesquisadores que sugerem o contrário. Assim, o risco de desenvolvimento de câncer de mama por pessoas com seios extras não seria diferente das que possuem os regulares.

Por outro lado, também não há evidências que eles sejam um sinal de fertilidade ou virilidade, como era acreditado por antigas civilizações egípcias e fenícias.

Assim, e em suma, os mamilos extras não são nada mais do que uma peculiaridade inofensiva, neutra dos seres humanos.

Fonte: Medical Daily Fotos: Reprodução / Medical Daily / The Sun / Tacool

Jornal Ciência