Nuvem colorida aparece no céu do Paraná e impressiona moradores

de Merelyn Cerqueira 0

Graças a um fenômeno chamado irisação, moradores de Ribeirão Claro, uma cidade ao norte do Paraná, foram surpreendidos por uma formação de nuvem colorida.

Uma foto da aparição, que durou cerca de 30 minutos, foi registrada pelo vendedor autônomo André Luiz Nassif, na Fazenda São João, um ponto turístico do município.

Segundo o meteorologista Fernando Mendes, do Simepar, o fenômeno de irisação é semelhante ao que acontece durante um arco-íris.

“É um processo físico. A luz é composta por vários comprimentos de ondas, que determinam as cores”, explicou ele ao Paraná Portal. “Tudo que a gente vê é um processo de comprimento de onda daquelas cores, um rebatimento dessas ondas”.

Segundo ele, esse tipo de fenômeno de nuvem iridescente é mais comum durante os períodos de manhã e final da tarde, quando o ângulo do sol e horizonte é inferior a 10% quando e é mais provável de ocorrer a decomposição da luz solar nas sete cores do arco-íris. 

“Para que aconteça é necessário ter partículas de água, muito pequenas e com refração de luz, assim como no arco-íris”, disse.

Fonte: Notícias ao Minuto Foto: Reprodução / Notícias ao Minuto

Jornal Ciência