Nutricionista de Harvard sugere que o leite é uma escolha dietética e não uma exigência nutricional

de Merelyn Cerqueira 0

Todos nós, desde sempre, fomos incentivados a consumir leite acreditando que os benefícios são essenciais para um crescimento saudável.

 

Os ossos são os mais beneficiados pelo cálcio presente nele. Contudo, indo na contramão dessa teoria, um doutor em nutrição, David Ludwig, de Harvard, publicou uma série de artigos científicos em que fala sobre os efeitos do leite no organismo humano. Em suma, segundo ele, nosso corpo não faz nenhuma exigência nutricional do consumo de leite animal.

 

Há de se considerar que o leite entrou na alimentação humana há cerca de 8.000 anos atrás, conforme reportado pela bióloga Karlla Patrícia, em seu site Diário de Biologia. Até esse período, adultos e crianças não o consumiam pois ainda não haviam desenvolvido as enzimas necessárias para digeri-lo. Logo, essa aceitação foi gradual e lenta, até que, atualmente, a maioria das pessoas tem essa capacidade.

 

No ano passado, Ludwig e Walter Willett,presidente do departamento de nutrição de Harvard, publicaram um artigo na revista JAMA Pediatrics, convidando seus colegas a “reconsiderar o papel do leite de vaca na alimentação humana”. Juntos, eles “culparam” o Departamento de Agricultura dos EUA (USDA) e a Academia Americana de Pediatria, por encorajar as pessoas a consumir até três xícaras de leite por dia. “Os seres humanos não têm nenhuma necessidade nutricional do leite animal”, escreveram.

Segundo eles, ainda mais preocupante que isso, é que o USDA empurra um tipo de leite com baixo teor de gordura para as crianças na escola, sob o pretexto de combater a obesidade infantil, um problema crescente no país. “Não há nenhuma prova de que o leite com baixo teor de gordura ajude as pessoas a perderem peso”, diz Ludwig.

 

Na verdade, há evidências do contrário”. Alguns estudos têm mostrado que esse tipo de leite sacia menos do que o regular, consequentemente, as pessoas acabam comendo mais para compensar. Os especialistas afirmaram que os amantes de leite não devem deixar de consumi-lo. Porém, eles argumentam que a bebida deve ser reformulada “como uma escolha dietética, e não como exigência nutricional”.

[ Diário de Biologia ] [ Fotos: Reprodução / Diário de Biologia ]

Jornal Ciência