TOP 16 conselhos de professores de medicina de Harvard que podem mudar sua vida!

de Gustavo Teixera 0

Professores da Harvard T.H. Chan, School of Public Health, a escola de Medicina de Harvard publicaram alguns conselhos importantes para que você tenha uma boa saúde durante sua vida, através de atitudes práticas do cotidiano.

As dicas dos professores são perfeitamente possíveis de serem seguidas no cotidiano de qualquer pessoa, até mesmo para aquelas que passam o dia fora de casa. 

Além das dicas sobre alimentação, eles dão dicas também sobre bem-estar que irão prevenir que você contraia doenças.

  • Coma uma laranja por dia: a vitamina C existente na laranja é importante para o bom funcionamento do sistema imunológico, além de prevenir doenças e infecções. Ela também ajuda na absorção de ferro pelo organismo, sendo que cuja deficiência deste mineral que causa anemia.
  • Salpique canela no café ou no leite quente: fazer isso pode ajudar a aliviar problemas digestivos como gases e também pode tratar a diarreia pois possui efeito antibacteriano e anti-inflamatório.
  • Troque o pão branco por pão integral: o pão integral possui cerca de 4 vezes mais fibra, 3 vezes mais zinco e quase 2 vezes mais ferro que o pão branco. Além disso, as fibras do pão integral dão sensação de saciedade, pois estimulam a cobertura da mucosa estomacal, consequentemente desaceleram o esvaziamento gástrico e o processo digestório como um todo.
  • Cozinhe os vegetais por menos tempo e mastigue-os por mais tempo: fazer isso aumenta o número de químicos anticancerígenos liberados no corpo.O ato de mastigar libera sinigrina, um sal potássico que oferece proteção para alguns tipos de câncer, e quanto menos se cozinha os vegetais, mais efeito de prevenção vai ter.
  • Adote a regra dos 80%: quando for comer, coloque 20% menos de comida do que costuma comer normalmente. Isso vai ajudar a emagrecer e vai evitar problemas gastrintestinais.
  • Faça refeições coloridas: coma sempre que puder, uma variedade de frutas e vegetais vermelhos, laranjas, amarelos, verdes, roxos e brancos,pois essa é a melhor mistura de antioxidantes, vitaminas e minerais.
  • Coma massas sempre com molho de tomate natural: comer molho de tomate no macarrão e na pizza faz com que você ingira mais licopeno, um antioxidante que ajuda a impedir e reparar os danos às células causados pelos radicais livres.
  • Coma uma banana bem madura por dia: um estudo revelou que quanto mais as bananas estiverem maduras, maior a quantidade de antioxidantes concentrada em sua polpa. Além disso, quando ela já está madura e sua casca tem manchas escuras, o amido encontrado na fruta se transforma em açúcares simples, que podem ser digeridos mais facilmente.
  • Beba uma xícara de chá verde por dia: o chá verde possui altas taxas de antioxidantes, e beber só uma xícara por dia desta bebida diminui o risco de contrair doenças coronárias.
  • Nunca dispense a salada do seu sanduíche: coloque em todos os seus sanduíches fatias de tomate, alface, cenoura ralada ou outro vegetal de que você goste para tentar amenizar os efeitos da carne no organismo.
  • Não pique os vegetais antecipadamente: o hábito de deixar os vegetais já picados para facilitar na hora de preparar uma refeição não é o mais indicado. Os vegetais devem ser cortados e descascados somente quando forem consumidos, isso aumenta os níveis de nutrientes.
  • Troque a escova de dentes a cada 4 semanas: essa dica vale até no caso de sua escova ainda tiver as cerdas firmes. Por mais que você limpe sua escova,existem diversos tipos de bactérias e fungos que sobrevivem nas cerdas.
  • Faça palavras cruzadas ou sudoku: estudos revelam que este tipo de passatempo pode fazer o cérebro rejuvenescer até 14 anos em pessoas idosas, pois exercitam o cérebro e o fazem funcionar bem.
  • Tenha um animal de estimação: segundo os cientistas da Cambridge University,as pessoas que não têm animais de estimação sofrem mais com estresse. Os animais de estimação fazem você se sentir relaxado e até podem baixar a pressão do sangue.
  • Pense positivamente: pessoas otimistas podem chegar a viver até 12 anos mais que pessoas pessimistas, além disso, os pessimistas pegam gripes e resfriados com maior facilidade.
  • Sempre seja grato pelas coisas: um artigo publicado na Neuro Image mostrou que pessoas que costumam mostrar gratidão e agradecem mais experimentam modificações positivas no cérebro.

Fonte: Diário de Biologia Fotos: Reprodução / Diário de Biologia

Jornal Ciência