Neve cobre partes do deserto do Saara pela terceira vez em quase 40 anos

de Merelyn Cerqueira 0

No último domingo (7) e pela terceira vez em 37 anos, a cidade de Ain Sefra, na Argélia, viu a neve cobrir as dunas vermelhas de sua porção no deserto do Saara.

O fenômeno, que em alguns pontos resultou em pouco mais de 15 centímetros de gelo, também foi observado em 2016 e 2017, segundo informações do Daily Mail. A neve começou a cair nas primeiras horas da manhã de domingo (7), e rapidamente se estabeleceu na areia.

neve-no-saara_1

“Ficamos realmente surpresos quando acordamos e vimos a neve novamente”, disse o fotógrafo Karim Bouchetata. “Ficou durante todo o dia do domingo e só começou a derreter por volta das 17h”.

Em 2016, Ain Sefra, também conhecida como ‘A Porta do Deserto’ viu um grande volume de neve cair pouco depois do Natal. O incidente acabou causando caos na cidade, com passageiros encalhados em ônibus depois que as estradas ficaram escorregadias devido à presença do gelo.

neve-no-saara_2

Em janeiro de 2017, a cidade também registrou uma nova queda de neve. Na ocasião, crianças foram vistas trilhando entre as dunas de areia cobertas e gelo e fazendo bonecos de neve.

Anteriormente, a neve havia sido vista pela última vez em Ain Sefra em 18 de fevereiro de 1979, durante uma tempestade que durou apenas meia hora.

neve-no-saara_3

“O ar frio sobre o sul da África durante o fim de semana resultou em alta pressão sobre a Europa”, explicou um porta voz do Met Office. “A alta pressão significava que o tempo frio se prolongaria mais ao sul do que o normal”.

Ain Sefra está localizada a cerca de 1.000 metros acima do nível do mar e rodeada por montanhas. No entanto, apesar da altitude, é extremamente raro a presença de neve na cidade, e durante os meses de janeiro, a temperatura média é de seis a 12 graus Celsius no período noturno.

neve-no-saara_4

O deserto do Saara cobre a maior parte norte da África e passou por intensas mudanças de temperatura e umidade nos últimos mil anos.

Fonte: Daily Mail Fotos: Reprodução / Daily Mail

Jornal Ciência