MitoQ afirma ser 847x mais eficaz que outros cremes de pele

de Redação Jornal Ciência 0

Os chamados produtos e cremes antienvelhecimento “milagrosos” são cada vez mais comuns nos dias de hoje e prometem vários resultados extremos, utilizando uma variedade de ingredientes estranhos e maravilhosos. No entanto, a ciência por trás desses produtos muitas vezes é extremamente duvidosa, com algumas reivindicações que beiram o ridículo.

Agora, outra “fonte da juventude” atingiu o mercado, desta vez na forma de suplemento e de creme, e parece ter algumas evidências bastante impressionantes sobre sua promessa de retardar o processo de envelhecimento.

O produto também é vendido em cápsulas.
O produto também é vendido em cápsulas.

De fato, o MitoQ afirma ser 847 vezes mais eficaz do que outros antioxidantes no reabastecimento de colágeno da pele, redução de rugas, bem como na recuperação de níveis de energia e no combate da fadiga.

O MitoQ foi descoberto por cientistas que trabalham em tratamentos para doenças do fígado na Universidade de Otago, na Nova Zelândia e, após mais de uma década de pesquisas, essas cápsulas de suplementos alimentares têm sido agora lançadas no Reino Unido.

O produto foi formulado utilizando as funções da mitocôndria, as geradoras de energia do corpo, que ajudam a restaurar os radicais livres que se acumulam lá e, por sua vez, retardar o processo de envelhecimento, uma vez que são estes radicais livres que causam os sinais de idade na pele e podem levar a uma variedade de doenças.

Sinais de idade na pele começam a aparecer já na idade dos 20 anos para uma grande parte das pessoas, porque a capacidade do corpo de defender as células se deteriora ao longo do tempo e é quando os radicais livres acumulados começam a serem nocivos para o corpo. O MitoQ diz trabalhar contra este processo, repondo os antioxidantes do organismo, o que ajuda a protegê-lo contra os radicais livres e, consequentemente, diminuir os danos na pele.

Ensaios clínicos recentes nos EUA descobriram que ele penetra nas mitocôndrias rapidamente, mantendo ou até mesmo aumentando os níveis de energia. Foi relatado que o MitoQ ajudou com os sintomas debilitantes da síndrome da fadiga crônica.

No entanto, nem todo mundo está convencido de que o MitoQ, ou quaisquer que sejam os seus usos clínicos, vai fazer qualquer diferença para os sinais visíveis do envelhecimento.

A especialista em Estética, Elsa McAlonan, diz: “Há muito tempo se reconheceu que os antioxidantes em cuidados da pele, quando tomados na forma de comprimidos dentro da nossa dieta diária, podem ajudar a melhorar a nossa saúde e pode mostrar melhoras na condição de nossa pele. Há muitos produtos para a pele que são carregados com antioxidantes. Então, não há nada sobre este produto inovador. Parece-me ser mais um truque para nos fazer gastar dinheiro a mais”.

mitoq_01

“Qualquer dermatologista irá dizer-lhe que a melhor maneira de reter esses sinais da idade é ficar longe do sol, beber muita água e ter uma boa rotina de cuidados com a pele. A dieta é o segredo para muitos mundialmente famosos doutores da pele, como o Dr. Howard Murad e o Dr. Nicholas Perricone, que sempre defenderam a importância de uma dieta sensata com abundância de antioxidantes”, ressalta a especialista.

MitoQ é uma mistura de ingredientes que foram patenteados pelos cientistas Mike Murphy e Rob Smith. De acordo com a marca, o produto amacia a pele e reverte os sinais de envelhecimento. A pesquisa da dupla resultou em um produto que teria a capacidade de levar até as células moléculas antioxidantes, entregando-as dentro das mitocôndrias. Isso é possível graças a um sistema de penetração eletrostática.

As mitocôndrias são como as baterias que fornecem a energia que todas as nossas células precisam para funcionar e se manter saudáveis, incluindo as células da pele. Infelizmente, este processo também libera radicais livres, o que danifica nossas células”, explica o Dr. Michael Murphy. “Os antioxidantes são mecanismos de defesa natural do corpo para combater os radicais livres, mas o envelhecimento acontece porque à medida que envelhecemos, nossos corpos produzem menos antioxidantes e não podem combater os radicais livres de forma tão eficaz. Isto é o que faz com que as rugas e linhas apareçam”.

Para ler o artigo científico onde o estudo sobre as moléculas usadas em MitoQ foram publicados no The Journal of Neuroscience, clique aqui.

[ Daily Mail / Cambridge ] [ Fotos: Divulgação ]

Jornal Ciência