Jogador de futebol fica tetraplégico após tomar bebida adulterada durante noitada com amigos

de Redação Jornal Ciência 0

O ex-jogador da academia do Arsenal ficou tetraplégico e precisou de cuidados 24 horas por dia depois de tomar bebida adulterada durante noitada com os amigos.

O jornal The Independent relembrou o triste ocorrido com o jogador e os riscos de bebidas em baladas, o que gerou inúmeras reportagens em portais e jornais em todo o mundo sobre o caso.

Daniel Cain, era um promissor jogador de futebol, que jogou nos centros de desenvolvimento do Arsenal e do Barnet FC — importantes clubes do futebol inglês — e conseguia equilibrar sua paixão pelo esporte com seu trabalho de eletricista.

Sua vida mudou de percurso drasticamente depois que sua bebida foi “batizada” com alguma substância (ou várias), sem que ele pudesse perceber, causando uma parada cardíaca, em 9 junho de 2020.

Daniel passou por quase 30 minutos de manobras de ressuscitação pelos paramédicos. Infelizmente, durante este tempo, seu cérebro e sua medula espinhal foram privados de oxigênio, resultando em lesões graves.

Depois de 25 dias em coma, Daniel fez uma recuperação considerada milagrosa, para o alívio de sua família, que havia sido alertada pelos médicos para ficar preparada para sua possível morte, já que o caso era gravíssimo.

Segundo o jornal britânico The Independent, a mãe, Tracey Cain, relatou que seu filho acordou incapaz de se mover ou de fazer qualquer coisa, mas as enfermeiras notaram que ele conseguia segui-las com os olhos, dando esperança de possível melhora.

Em uma reviravolta notável, hoje Daniel desafia todas as probabilidades e tem, lentamente, recuperado sua função cognitiva. De acordo com a mãe, ele está em constante progresso, mesmo que de forma lenta.

As últimas notícias dos boletins médicos dizem que sua memória de longo prazo, incluindo as mais antigas, como lembranças da infância, estão intactas, o que é um ótimo sinal neurológico.

Daniel voltou para casa após ficar quase 3 anos no hospital. Entretanto, ele requer cuidados constantes e depende de uma cadeira de rodas para a mobilidade.

A família está agora arrecadando fundos na internet para lhe proporcionar uma terapia intensiva de reabilitação que, talvez, permita que ele possa caminhar novamente algum dia.

Apesar de existir um sistema público de saúde com semelhanças ao SUS do Brasil (chamado de NHS), o Reino Unido não custeia todos os gastos necessários que uma pessoa precisa sobre questões de saúde.

Neste caso, Daniel recebeu uma oportunidade através de um programa de reabilitação de uma organização chamada Neurokinex. As sessões envolvem inúmeros tratamentos intensivos que não são cobertos pelo NHS.

A organização pública pagou apenas as 6 primeiras sessões, que custam £ 63 libras por hora, o equivalente a quase R$ 400,00! Ele necessita de 4 sessões por semana inicialmente e, posteriormente, necessitará de 8 sessões semanais.

Ao total, o tratamento pode chegar a custar até £ 24.192 libras por ano, equivalente a quase R$ 153.000. Para isso, sua família resolveu pedir ajuda mundial através de uma “vaquinha” on-line.

Se você quiser ajudar, a doação pode ser feita através da plataforma mundialmente famosa, a GoFundMe, clicado aqui.

A polícia nunca descobriu quem foi o autor do crime e os médicos nunca conseguiram identificar qual substância ou que coquetel de drogas foi capaz de gerar um efeito tão devastador. Ninguém foi preso.

Fonte(s): Daily Mail / LAD / Daily Star / Independent Imagem de Capa: Reprodução / Daily Mail Foto(s): Reprodução / GoFundMe

Jornal Ciência