Vídeo mostra tetraplégico dançando com sua esposa, pela primeira vez, após decapitação interna

de Bruno Rizzato 0

Dois anos após seu casamento, Joel e Lauren Jackson, ambos de 26 anos, finalmente dividiram sua primeira dança como marido e mulher.

Há seis anos, Joel sobreviveu por pouco a um acidente de carro que o deixou paralisado do pescoço para baixo. A gravidade de seus ferimentos foi tão grande que Joel foi ‘decapitado internamente’, ou seja, sua cabeça foi separada de sua coluna vertebral.

O casal que se conheceu no colégio e casou-se em 2013, à época, Lauren disse ao marido que quando ele pudesse andar novamente, eles iriam dançar. Poucos dias antes de seu segundo aniversário de casamento, seu desejo foi cumprido. Joel estava em uma sessão de terapia física regular, treinando para sentar-se e conseguir aguentar o seu próprio peso. Depois de terminar sua rotina de bicicleta ergométrica, o terapeuta de Joel sugeriu que ele saísse de sua cadeira. Depois de prendê-lo em um arnês de gravidade zero, ele foi capaz de sentar-se sozinho à mesa. Assim, ele conseguiu ficar em pé pela primeira vez em seis anos.

decapitacao-interna_01

Aproveitando o momento, e com a ajuda de funcionários do hospital de reabilitação, em Jacksonville, EUA, Lauren e Joel decidiram eternizar o momento com sua primeira dança. Abraçados, eles dançaram ao som de “I’ll Be”, de Edwin McCain. “Eu sempre fotografo centenas de noivos durante sua primeira dança e sempre me perguntei o que eles sentem, por que sorriem e o que conversam”, relatou Lauren, que é fotógrafa, e finalmente pôde sentir a tal emoção. 

decapitacao-interna_02

O casal se conheceu na escola, ficou completamente apaixonado, mas por questões religiosas, ficaram juntos apenas 3 meses. Eles permaneceram amigos, mas quando Lauren foi para a faculdade, começou a sair com outra pessoa. Porém, na manhã de um inverno frio, em dezembro de 2009, tudo mudou. “Nossa segunda chance na vida amorosa aconteceu quando o carro em que ele estava colidiu com um poste”, disse Lauren. Joel foi jogado para fora do veículo, a uma distância equivalente a cerca de metade de um campo de futebol.

A força do impacto separou sua cabeça de sua espinha dorsal, internamente. Não parecia haver nenhuma esperança para Joel, mas um paramédico conseguiu salvá-lo e levá-lo a tempo para o hospital. Joel então foi colocado em coma induzido. Além de ser decapitado internamente, ele teve o maxilar quebrado duas vezes e danos no tronco cerebral.

Sua família foi orientada a se preparar para o pior, até aconselhada a se despedir dele. Mas, como sua esposa recorda, Joel “não estava pronto”. Duas semanas após o acidente, na véspera de Natal, Joel passou por uma cirurgia para fundir sua coluna à cabeça com uma barra de aço.

decapitacao-interna_03

A operação foi um sucesso, e a esperança ressurgiu. Após 87 dias, Joel voltou para casa. Mas os médicos alertaram que ele tinha pouca ou nenhuma esperança de recuperação, além de precisar para sempre do auxílio de uma cadeira de rodas. Como sua recuperação progrediu, Lauren e Joel retomaram seu relacionamento em dezembro de 2012, e casaram-se em setembro de 2013.

Agora, o casal se prepara para comprar sua própria casa. Com o intuito de tornar esse sonho uma realidade, está arrecadando dinheiro na internet para tentar pagar uma casa que permitirá que Joel tenha a vida mais completa possível.

[ Daily Mail ] [ Foto: Reprodução / Daily Mail ]

Jornal Ciência