Imagens chocantes revelam resultados de uma monstruosa tempestade de areia que atingiu Pequim

de Merelyn Cerqueira 0

A cidade de Pequim e outras regiões ao norte da China esta semana foram deixadas envoltas por uma densa poeira causada por uma gigante tempestade de areia.

 

Os níveis de partículas prejudiciais à saúde (PM10) atingiram impressionantes 900 microgramas, superando em 20 vezes a recomendação considerada aceitável pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Com informações do Daily Mail. Os níveis elevados de PM10 representam uma ameaça para a saúde humana e por isso, autoridades locais pediram que crianças e idosos permanecessem em ambientes fechados, enquanto cerca de 48 voos do Aeroporto Internacional de Pequim foram cancelados.

tempestade-pequim-2

De acordo com a mídia estatal, a visibilidade da capital chinesa era tão ruim que nada poderia ser visto para além de um quilômetro a frente. Os que se atreveram a deixar suas casas eram vistos caminhando pelas ruas utilizando máscaras e bandanas cobrindo os rostos. Uma testemunha, Spencer Musick, um expatriado norte-americano que vive no bairro de Chaoyangmen,na capital, confirmou ao Daily Mail que as condições do ar estavam de fato terríveis.

tempestade-pequim-3

Fui dormir pensando que as advertências seriam canceladas pela manhã e que a qualidade do ar teria melhorado. Mas, ao acordar, vi que era impossível ver o outro lado da rua”, disse. Isso só mostra quão rápido as coisas podem mudar drasticamente aqui”, acrescentou. De acordo com o jornal People’s Daily, partes de Pequim, bem como algumas províncias ao norte da China, não veriam uma melhora da qualidade do ar por mais alguns dias, o que fez com que alguns moradores utilizassem as redes e mídias sociais para reclamar das más condições.

 

Pequim não é adequada para seres humanos”, disse um usuário. Eu liguei o purificador de ar em casa no máximo, mas não melhorou. Pensei até que o aparelho estivesse quebrado, mas ele ainda é o mesmo após duas reinicializações”, escreveu outro. Acho que sou muito corajoso por ter ido para o trabalho de bicicleta esta manhã”, escreveu um terceiro.

 

Segundo Zhu Jiang, chefe do Instituto de Física Atmosférica da Academia Chinesa de Ciências, as tempestades de areia em questão foram originadas na Mongólia e chegaram até Pequim.

[ Daily Mail ] [ Fotos: Reprodução / Daily Mail ] 

Jornal Ciência