IBM acaba de revelar o primeiro computador quântico comercial do mundo

de Otto Valverde 0

Durante muitos anos, os famosos computadores quânticos tiveram espaço apenas em laboratórios de pesquisa e centros de estudo de altíssima tecnologia, além de universidades.

A IBM, porém, lançou o chamado IBM Q System One, que foi anunciado como sendo o primeiro computador quântico comercial que poderá ser usado por empresas.

Infelizmente, o computador não será ofertado para os consumidores e você entenderá o motivo logo abaixo.

Visão dos componentes do computador sem a capa que o protege. Foto: IBM

Os computadores com tecnologia quântica são considerados uma verdadeira revolução tecnológica por conseguirem processar mais dados de forma mais rápida, com possibilidade de mudar completamente o cenário atual de computadores no mundo.

“Os dados serão o recurso natural mais valioso do planeta”, prevê Ginni Rometty, CEO da IBM ao anunciar o computador durante a Consumer Electronics Show, em Las Vegas, nos EUA.

Comparação da altura do computador com um homem de estatura elevada. Foto: IBM

Mas, não se empolgue. Não espere instalar este computador na mesa do seu escritório tão cedo.

Por enquanto, as empresas que querem pagar para usar a tecnologia poderão fazer uso da máquina apenas via cloud (ou seja, na nuvem) da IBM.

Computadores atuais X computadores quânticos

Os computadores usados por todos atualmente armazenam dados em binário, ou seja, 0 ou 1. No entanto, os quânticos são muito mais poderosos e armazenam dados usando qubits.

Os qubits permitem uma propriedade especial: 0 e 1 podem existir simultaneamente.

Esse detalhe que parece uma “bobagem” dá aos computadores quânticos a capacidade de fazer exponencialmente mais cálculos de uma única vez, tornando-os tão poderosos que podem fazer tarefas incrivelmente complexas, como descobrir um novo medicamento, por exemplo – através de análises extremamente complicadas de atividade bioquímica e enzimática do corpo humano – ou criar códigos impossíveis de serem quebrados.

O computador encontra-se em uma caixa de vidro de borossilicato (um tipo de vidro que suporta temperaturas extremas) de 9 metros de altura por 9 metros de largura, em um ambiente completamente hermético. Sua aparência é elegante.

O motivo de estar em uma caixa de vidro especial é simples: os qubits perdem suas propriedades de computação quântica se estiverem fora de condições extremamente específicas e controladas – uma delas é o frio!

Características

Um computador quântico precisa ser mantido bem gelado, muito abaixo de zero graus Celsius, em um ambiente completamente livre de radioatividade e eletromagnetismo.

A proposta da IBM é contornar estes desafios físicos de funcionamento para proporcionar aos futuros clientes uma experiência única.

As dificuldades em estabilizar o computador em um ambiente tão controlado é o motivo pelo qual você não terá o pc em sua mesa de escritório – pelo menos não nos próximos anos. Ainda estamos longe de tornar este tipo de tecnologia acessível para consumidores.

Futuro da Computação Quântica

Ainda este ano, a IBM abrirá o primeiro Centro de Computação Quântica IBM Q – para clientes comerciais da cidade de Poughkeepsie, em Nova York.

Neste laboratório, empresas poderão usar os sistemas avançados de computação quântica de altíssimo desempenho.

Além da IBM, outras empresas como a Google, também pesquisam tecnologia de computadores quânticos para que se tornem mais estáveis.

A Microsoft está trabalhando na criação também de computadores quânticos híbridos – eles combinam a tecnologia quântica com processadores mais convencionais.

A Intel também aposta nesta nova e incrível tecnologia e visa estudar a fabricação de chips de computação quântica.

Fonte: Science Alert / Engadget / International Business Times Fotos: Divulgação / IBM

Jornal Ciência