Durante muitos anos, os famosos computadores quânticos tiveram espaço apenas em laboratórios de pesquisa e centros de estudo de altíssima tecnologia, além de universidades.
A IBM, porém, lançou o chamado IBM Q System One, que foi anunciado como sendo o primeiro computador quântico comercial que poderá ser usado por empresas.
Infelizmente, o computador não será ofertado para os consumidores e você entenderá o motivo logo abaixo.
Os computadores com tecnologia quântica são considerados uma verdadeira revolução tecnológica por conseguirem processar mais dados de forma mais rápida, com possibilidade de mudar completamente o cenário atual de computadores no mundo.
“Os dados serão o recurso natural mais valioso do planeta”, prevê Ginni Rometty, CEO da IBM ao anunciar o computador durante a Consumer Electronics Show, em Las Vegas, nos EUA.
Mas, não se empolgue. Não espere instalar este computador na mesa do seu escritório tão cedo.
Por enquanto, as empresas que querem pagar para usar a tecnologia poderão fazer uso da máquina apenas via cloud (ou seja, na nuvem) da IBM.
Computadores atuais X computadores quânticos
Os computadores usados por todos atualmente armazenam dados em binário, ou seja, 0 ou 1. No entanto, os quânticos são muito mais poderosos e armazenam dados usando qubits.
Os qubits permitem uma propriedade especial: 0 e 1 podem existir simultaneamente.
Esse detalhe que parece uma “bobagem” dá aos computadores quânticos a capacidade de fazer exponencialmente mais cálculos de uma única vez, tornando-os tão poderosos que podem fazer tarefas incrivelmente complexas, como descobrir um novo medicamento, por exemplo – através de análises extremamente complicadas de atividade bioquímica e enzimática do corpo humano – ou criar códigos impossíveis de serem quebrados.
O computador encontra-se em uma caixa de vidro de borossilicato (um tipo de vidro que suporta temperaturas extremas) de 9 metros de altura por 9 metros de largura, em um ambiente completamente hermético. Sua aparência é elegante.
O motivo de estar em uma caixa de vidro especial é simples: os qubits perdem suas propriedades de computação quântica se estiverem fora de condições extremamente específicas e controladas – uma delas é o frio!
Características
Um computador quântico precisa ser mantido bem gelado, muito abaixo de zero graus Celsius, em um ambiente completamente livre de radioatividade e eletromagnetismo.
A proposta da IBM é contornar estes desafios físicos de funcionamento para proporcionar aos futuros clientes uma experiência única.
As dificuldades em estabilizar o computador em um ambiente tão controlado é o motivo pelo qual você não terá o pc em sua mesa de escritório – pelo menos não nos próximos anos. Ainda estamos longe de tornar este tipo de tecnologia acessível para consumidores.
Futuro da Computação Quântica
Ainda este ano, a IBM abrirá o primeiro Centro de Computação Quântica IBM Q – para clientes comerciais da cidade de Poughkeepsie, em Nova York.
Neste laboratório, empresas poderão usar os sistemas avançados de computação quântica de altíssimo desempenho.
Além da IBM, outras empresas como a Google, também pesquisam tecnologia de computadores quânticos para que se tornem mais estáveis.
A Microsoft está trabalhando na criação também de computadores quânticos híbridos – eles combinam a tecnologia quântica com processadores mais convencionais.
A Intel também aposta nesta nova e incrível tecnologia e visa estudar a fabricação de chips de computação quântica.
Fonte: Science Alert / Engadget / International Business Times Fotos: Divulgação / IBM