Escolas japonesas proíbem meninas usarem rabo de cavalo para não “excitar” os meninos

Além disso, as meninas só podem usar roupas íntimas de cor branca

de Redação Jornal Ciência 0

Regras bizarras nas escolas japonesas proíbem rabos de cavalo e só permitem que as meninas usem roupas íntimas de cor branca.

Uma pesquisa na área de Fukuoka em 2020 disse que 1 em cada 10 escolas havia proibido o penteado, alegando que expor a “nuca” do pescoço poderia deixar os meninos sexualmente excitados.

O ex-professor do ensino médio, Motoki Sugiyama, disse ao portal Vice: “Eles estão preocupados que os meninos olhem para as meninas, o que é semelhante ao raciocínio por trás de manter uma regra de cor de roupa íntima somente branca”.

“Sempre critiquei essas regras, mas como há falta de críticas e se tornou tão normalizado, os alunos não têm escolha a não ser aceitá-las”. Ele lecionou na área de Shizuoka por 11 anos em 5 escolas diferentes e disse que todas proibiram rabos de cavalo.

Outras regras impostas pelas escolas japonesas ditam a cor das meias das crianças, o comprimento da saia e até o formato das sobrancelhas.

As alunas também não têm permissão para pintar o cabelo, e se for algo diferente de “preto ou liso”, elas devem provar que é a cor ou o estilo natural do cabelo.

Motoki usa o TikTok para postar sobre as regras e disse que os alunos geralmente não recebem explicações válidas. Ele acrescentou que às vezes as ordens são contraditórias, com algumas escolas permitindo penteados mais curtos que mostrariam a nuca.

Em muitas escolas japonesas, as regras para as meninas são exigentes ao extremo, irracionais, sexistas e desencorajam a autoexpressão. Os regulamentos de educação — conhecidos como buraku kōsoku ou “regras pretas” — datam da década de 1870.

Fonte(s): Metro UK  / VICE Imagens: Reprodução / Metro UK

Jornal Ciência