Elefantíase: mulher foi abandonada pelo marido após ficar doente, mas recebeu ajuda de estranhos

de Merelyn Cerqueira 0

Juan Suwanchatree, 44 anos, da Tailândia, há dois anos começou a desenvolver um inchaço maciço em uma das pernas, possivelmente causado por um problema de retenção de água provocado por uma doença chamada filariose, também conhecida como elefantíase.

Depois de ser abandonada pelo marido e gastar todas as suas economias em tratamentos ineficazes, finalmente conseguiu iniciar uma terapia eficaz, graças à ajuda de um filantropo identificado apenas como Bhin. 

Após o marido de Juan abandonar a família, seus filhos foram forçados a deixar a escola e começaram a trabalhar extraindo látex para conseguirem cuidar da mãe e sustentar a casa.

No entanto, Bihn, que viajava pela Tailândia ajudando pessoas pobres e doentes, doou o necessário para ajudar a mulher a conseguir um tratamento hospitalar adequado.

elefantiase_01

“Tudo isso começou com um pequeno caroço na minha perna que foi crescendo”, explicou Juan.

“Eu fui a um médico que me deu remédios, mas eles não funcionaram e o inchaço apenas continuou crescendo”. “Também tentei um pouco de fitoterapia, mas também não funcionou”, acrescentou. 

Acredita-se que a perna de Juan tenha crescido em razão de uma retenção de água causada pelo problema da elefantíase. Apesar da generosidade de Bhin, a situação de Juan está longe de terminar. 

“Eu dei a ela 25.000 bahtes [R$ 2.283], mas ela vai precisar de mais ajuda para continuar o tratamento”, disse ele. “Talvez as pessoas vejam sua situação nas mídias sociais e também queiram ajudar”, disse.

elefantiase_02

O que é filariose linfática?

De acordo com o Centros de Controle e Prevenção de Doenças, a filariose, ou elefantíase, é uma doença parasitária causada por nematoides.

Embora seja mais comum em regiões tropicais, afeta mais de 120 milhões de pessoas em todo o mundo.

A doença ocorre depois que as pessoas são picadas por mosquitos infectados. Embora a maioria não tenha sintomas, alguns indivíduos experimentam retenção de fluidos e inchaço devido a danos ao seu sistema linfático. 

Não há cura para a elefantíase. As pessoas infectadas podem tomar uma dose anual de um medicamento, chamado dietilcarbamazina, para eliminar os vermes presentes no sangue e prevenir a propagação da doença.

Fonte: Daily Mail Fotos: Reprodução / Daily Mail

Jornal Ciência