Creme à base de cebola pode ajudar a diminuir a aparência das estrias, segundo estudo

de Merelyn Cerqueira 0

Um creme hidratante cujo princípio ativo é o extrato de cebola pode ajudar a diminuir a vermelhidão das estrias mais recentes.

Em um experimento realizado com 54 mulheres, o creme reduziu a aparência das estrias em apenas três meses de uso, deixando-as menores e mais lisas, segundo a professora de dermatologia Zoe Draelos, da Universidade Duke, nos EUA.

As estrias não desaparecem”, explicou ela. “Mas [após as várias semanas de tratamento], o creme reduz a aparência delas”. O estudo, financiado pela Merz Pharmaceuticals, foi apresentado em uma reunião anual da Academia Americana de Dermatologia, em 2010.

Segundo a especialista, estima-se que as estrias atinjam até 98% das mulheres e 75% dos homens. Elas possuem aparência ondulada, como se fossem cicatrizes avermelhadas e lineares que comumente ocorrem nos quadris, seios, coxa, barriga e nádegas.

Se formam quando a pele é esticada rapidamente – como ocorre durante a puberdade, gravidez e ganho de peso, segundo o pesquisador Joshua Zeichner, diretor de cosméticos e pesquisa clínica em Mt. Sinai Medical Center, em Nova York, não envolvido no estudo. Infelizmente, as estrias são permanentes. Exercícios e dietas não vão ajudar”, disse ele. Contudo, ele lembra que elas não são prejudiciais à saúde, embora muitas pessoas sintam-se incomodadas pela aparência.

A cebola foi usada como ingrediente ativo por conter os chamados flavonoides, um tipo de antioxidante com propriedades anti-inflamatórias. O creme também possuiu uma planta herbácea conhecida como “pennywort”, encontrada na Ásia, África e Américas, que também possui propriedades anti-inflamatórias, sendo amplamente utilizada na medicina tradicional indiana para tratar úlceras.

Além disso, o produto possui enxofre, que combate bactérias e infecções, e quando misturado ao creme pode ajudar na hidratação da pele, de acordo com Draelos.

[ Webmd ] [ Foto: Reprodução ]

Jornal Ciência