Com severa e assustadora escoliose, garota mostrou ao mundo sua luta para recuperar a forma natural de sua coluna

de Redação Jornal Ciência 0

Uma corajosa adolescente compartilhou com o mundo a sua luta contra a escoliose idiopática.

 

Hannah tinha apenas 9 anos de idade quando começou a usar uma cinta, 23 horas por dia, na esperança de que ela iria endireitar sua coluna. A jovem conta que escondeu o problema de outras crianças na escola, por medo de sofrer bullying. No entanto, o tratamento não funcionou e ela teve que realizar uma cirurgia de grande porte. Ela permitiu que fosse fotografada durante seu processo de tratamento, pela sua tia, documentando toda sua luta.

garota-escoliose

Julia Cybularz transformou essas fotos em uma série fotográfica, chamada ‘Breaking the Girl’, começando com a inserção da primeira cinta em Hannah, percorrendo todo o caminho até chegar em sua recuperação da cirurgia, quando teve sua coluna fundida com uma haste de titânio.

garota-escoliose_2

“Ela abriu um debate que levou a um entendimento e tratamento de sua condição médica, bem como seus sentimentos pessoais”, disse Cybularz à rede de TV CNN. “Sua coragem ao passar por tudo isso foi incrível e sua confiança em mim me fez sentir responsável por registrar tudo”.

garota-escoliose_3

Hannah usava roupas largas para esconder a cinta, que, no final das contas, não conseguiu corrigir a curvatura de sua coluna vertebral, que atingia 70 graus em forma de ‘S’. Assim, decidiu-se que a cirurgia era a única opção. Hannah, naquele ponto, teve de partilhar o seu segredo, já que ela precisava de quase dois meses para se recuperar. Ela manteve um diário durante todo o processo para acompanhar as fotos de sua tia, e agora, depois de todos esses anos, está finalmente curada e se preparando para entrar no colegial.

garota-escoliose_4

Ela finalmente terá um novo capítulo em sua vida. Tem sido um processo difícil. Ela foi solitária por tanto tempo, se escondendo atrás de sua cinta, agora, ela está encontrando novos amigos e tem interesse em ciência e fisioterapia. Essa experiência moldou-a de uma forma profunda”, revelou sua tia, Cybularz.

garota-escoliose_6

Hannah, hoje com 13 anos, também inspirou sua tia que tem escoliose mas nunca a tratou quando era mais jovem. Após a cirurgia, foi realizada uma festa, com fogos de artifício e uma lista de reprodução com músicas selecionadas pela garota.

[ Daily Mail ] [ Fotos: Reprodução / Daily Mail ]

Jornal Ciência