Cientistas identificam gene responsável por satisfação alimentar e preguiça

de Otto Valverde 0

Após um estudo realizado com lombrigas, pesquisadores conseguiram identificar um gene, chamado ETS-5, que poderia ser o responsável pela satisfação que sentimos quando comemos e a necessidade de dormir após uma refeição, de acordo com informações do jornal Daily Mail.

 

Os resultados foram observados em nematódeos da espécie Caenorhabditis elegans, que compartilham 80% dos genes humanos. Logo, os pesquisadores afirmam que os resultados abririam o potencial para o desenvolvimento de uma nova droga que ajudaria a reduzir o apetite em pessoas com obesidade. O gene descoberto pelos cientistas australianos e dinamarqueses codifica um fator de transcrição chamado ETS-5, que controla os sinais do cérebro para o intestino.

 

O verme em questão foi utilizado devido a sua simplicidade comparativa, embora possua apenas 302 neurônios e capacidade de realizar até 8.000 sinapses (conexões entre neurônios), e todas elas foram mapeadas pelos pesquisadores. Para efeito de comparação, o cérebro humano possui bilhões de neurônios e mais de 160 mil quilômetros de fiação biológica para realizar 100 trilhões de sinapses. 

 

Segundo o autor do estudo, o professor Roger Pocock, da Universidade Monash, em Melbourne, quando o intestino do verme armazenou gordura suficiente, o cérebro recebeu uma mensagem para parar de se mover, efetivamente colocando o nematódeo em estado de sono. Quando os animais estão desnutridos, procuram comida pelo ambiente em que estão”, explicou. “Mas, quando estão bem alimentados, não precisavam vagar, e entram em estado de sono”.

 

Segundo ele, as lombrigas compartilham até 80% dos genes humanos, bem como metade de todos os conhecidos envolvidos em doenças humanas. Como as lombrigas compartilham tantos genes conosco, são ótimos modelos para investigarmos e obtermos uma melhor compreensão de processos como o metabolismo, bem como doenças”, disse. O papel do fator de transcrição ETS-5 foi descoberto pela análise individual de cada neurônio encontrado no cérebro do verme. As respostas foram monitoradas em relação aos alimentos.

 

Em mamíferos, uma dieta carregada de gorduras e açúcares estimula a alimentação em excesso, levando à obesidade. Os vermes, quando alimentados com comidas de baixa qualidade nutricional, foram observados perambulando em busca de alimentos melhores, de acordo com o estudo publicado na revista Proceedings of the National Academy of Sciences.

 

Segundo Pocock, essa é a primeira vez que uma molécula reguladora do tipo é associada à relação entre cérebro e intestino, com ênfase no ato de comer e realizar atividades físicas. A família de genes ETS está presente em seres humanos e foi previamente ligada à regulação da obesidade”, disse. “Agora que aprendemos que ela também controla a ingestão de alimentos através de um sistema de feedback para o cérebro, podemos ter encontrado um alvo possível de drogas para o tratamento da obesidade”.

[ Daily Mail ] [ Fotos: Reprodução / Wikimedia ] 

Jornal Ciência