Cientistas descobrem ‘lago’ no Golfo do México que destrói seres vivos que se arriscam a nadar ali

de Merelyn Cerqueira 0

Em uma descoberta publicada pela revista Oceanography, cientistas relataram a existência de um “lago”, localizado no Golfo do México, que mata todos os seres que nadam nele.

Segundo Erik Cordes, professor associado de biologia na Universidade de Temple, nos EUA, trata-se de uma das coisas mais incríveis já vistas no mar.

logo-da-morte_02

Em entrevista à Seeker, ele afirmou que a região se assemelha a um lago ou rio fluindo dentro do mar. A água dali é cerca de cinco vezes mais salgada do que a circundante e também possui concentrações consideráveis de compostos altamente tóxicos, como metano e sulfureto de hidrogênio, mas que não se misturam com o mar ao redor.

logo-da-morte_03

Para animais e pessoas que se arriscam a nadar ali, as concentrações podem ser mortais. Apenas bactérias, vermes tubulares e algumas espécies de camarões podem sobreviver nessas circunstâncias. Para os cientistas, no entanto, a região pode ser um grande objeto de pesquisas, uma vez que poderão explorar como certos organismos são capazes de sobreviver a ambientes tão extremos.

Há muita gente procurando estes habitats extremos na Terra como modelos para quando olharmos para outros planetas”, disse Cordes. “O desenvolvimento tecnológico no fundo do mar definitivamente será aplicado aos mundos além do nosso”.

Ecossistemas marinhos semelhantes, chamados de extremófilos, também foram encontrados em torno das fontes hidrotermais de profundidade. Porém, essa é a primeira vez que tal comunidade foi encontrada em torno de uma piscina de água salgada.

[ Seeker ] [ Fotos: Reprodução / Seeker / Science Alert ]

Jornal Ciência