Chinesa sofre por 10 anos com dores de barriga e descobre verme de 30 cm no corpo

de Merelyn Cerqueira 0

Uma mulher chinesa de 41 anos se queixou por longos 10 anos de dores de barriga.

Após uma série de visitas a médicos e nenhum diagnóstico, apenas recentemente ela descobriu o motivo de seu sofrimento: um verme parasita de 30 centímetros de comprimento vivendo dentro de seus intestinos.

O parasita só foi descoberto durante uma cirurgia, feito pelo médico Dr. Li Juan.

“Eu não pude acreditar no que via”, disse ele à Asia Wire. “Seus intestinos forneceram as condições ideais para o parasita crescer, mas ainda era surpreendente ver um caso pessoalmente”.

Ascaris lumbricoides.

Após realizar mais alguns exames, o médico descobriu que a mulher tinha ascaridíase (aqui no Brasil também conhecido como lombrigas, da espécie Ascaris lumbricoides), uma infecção parasitária que ocorre quando uma pessoa ingere comida ou água infectada com ovos deste parasita.

Embora fosse impossível de dizer exatamente como a mulher foi infectada, o médico acredita que é provável que ela tenha comido produtos que não estivessem limpos adequadamente.

De fato, a paciente disse que consumia água não fervida e, portanto, potencialmente contaminada.

De acordo com os Centros de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA (CDC), cerca de 1,2 bilhão de pessoas em todo o mundo têm ascaridíase.

Os ovos do parasita podem se espalhar entre as pessoas se fezes humanas são usadas para fertilizar plantações ou se permanecem no solo.

Os sintomas são raros, mas podem se manifestar em forma de dores de barriga ou tosse, que indica que o parasita está se movendo através do corpo. Considerando isto, a doença é difícil de ser diagnosticada, de modo que só pode ser feita através de um exame de fezes.

Às vezes, é possível ainda que uma pessoa infectada com centenas de vermes expulse o parasita através das fezes ou tosse. Se isso ocorrer, o ideal é que o espécime seja apresentado em um hospital para análise.

O tratamento para a ascaridíase é feito através de medicamentos anti-helmínticos, que levam cerca de um a três dias para fazer efeito. Mas, se a pessoa está com grande quantidade de vermes nos intestinos, somente uma cirurgia é indicada para eliminá-los.

Na maioria das vezes, as infecções parasitárias não levam a problemas de saúde mais graves.

No entanto, dependendo do número de parasitas no corpo, pode ocorrer um bloqueio intestinal, dor intensa e crises vômitos, de acordo com o site sobre saúde Healthline.

Embora seja uma infestação comum, o ideal é sempre preveni-la, o que pode ser feito através da higiene adequada das mãos e dos alimentos.

Fonte: Science Alert Fotos: Reprodução / FlickrFox News 

Jornal Ciência