Anticoncepcional masculino é bem-sucedido em testes em macacos

de Julia Moretto 0

Um gel que pode atuar como uma alternativa para a vasectomia tem sido testado em macacos. Segundo os cientistas, a novidade foi bem-sucedida e pode ser considerada um contraceptivo masculino de longo prazo e confiável.

 

O produto, Vasalgel, foi previamente testado em coelhos e, com o sucesso do ensaio em macacos rhesus, os investigadores esperam que no futuro, possa ser uma alternativa para a vasectomia.

 

Vasalgel é um gel não tóxico e não hormonal que é injetado no vaso deferente, os tubos que transportam espermatozoides dos testículos para o pênis. O gel preenche as cavidades internas dos tubos e atua como uma barreira para o esperma. Testes anteriores em coelhos mostraram que o procedimento é facilmente reversível pela dissolução do gel usando ultrassom.

gel-contraceptivo_2

O produto é uma alternativa à vasectomia, já que a pesquisa em coelhos demonstrou que o produto pode ser reversível“, disse a autora Catherine VandeVoort, do Centro de Pesquisa California National Primate. “Embora seja possível reverter uma vasectomia, é um procedimento tecnicamente desafiador e os pacientes muitas vezes têm taxas muito baixas de fertilidade após a reversão“, completou.

 

Os pesquisadores selecionaram 16 macacos rhesus para a cirurgia, 10 dos quais já tinham descendentes. Eles foram monitorados de perto para assegurar uma recuperação saudável antes de serem colocados de volta em seus grupos habitacionais, que incluíam fêmeas férteis adultas.

 

Eles foram monitorados por cerca de seis meses e os autores descobriram que nenhuma gravidez ocorreu durante esse tempo. A taxa de gravidez esperada para fêmeas sexualmente maduras em condições normais semelhantes é de cerca de 80%.

 

Atualmente, existem duas opções para os contraceptivos masculinos: preservativos e vasectomias. Há, no entanto, muitas abordagens diferentes que estão sendo testadas, incluindo um implante que pode “desligar” a produção de esperma e uma injeção que retarda a mobilidade dos espermatozoides com eficácia de 96%.

 

Infelizmente, não há um alto financiamento ou de um senso de urgência no desenvolvimento dos contraceptivos masculinos. Segundo os cientistas, é preciso analisar as possibilidades do aparecimento dos efeitos colaterais, como depressão, acne e desequilíbrios hormonais – embora todos esses sintomas sejam identificados em mulheres que usam contraceptivos hormonais prescritos pelos médicos.

Vasalgel, no entanto, não afeta a produção de espermatozoides ou níveis hormonais, portanto, os efeitos colaterais não devem ser um problema. Além disso, ao contrário das vasectomias, quando os tubos são cortados e amarrados, o gel teoricamente deve ser facilmente reversível usando ultrassom.  A Fundação Parsemus, uma organização sem fins lucrativos que financiou o trabalho, disse que pretende iniciar um ensaio humano logo que o financiamento for estabelecido.

[ IFL Science / Bio Med Central ] [ Fotos: Reprodução / IFL Science ]

Jornal Ciência