Saiba o que é o coma alcoólico e como proceder durante esse tipo de emergência

de Merelyn Cerqueira 0

O coma alcoólico ocorre quando uma pessoa bebe além dos limites de álcool que o sangue permite.

Trata-se de uma emergência médica com possibilidade de morte. No entanto, o que pouca gente sabe é que não é necessário estar inconsciente para entrar em estado de coma alcóolico, de acordo com informações do Diário de Biologia.

Entre as muitas outras funções que realiza, o fígado também é responsável por metabolizar o álcool consumido, transformando-o em glicose, que é o “combustível” que faz as células funcionarem.

No entanto, quando uma pessoa ingere muito álcool, o fígado perde essa capacidade de sintetizar a substância e metabolizar a glicose, o que leva a uma intoxicação no organismo – e consequentemente o coma alcoólico.

O primeiro órgão a sentir os efeitos dessa intoxicação é o cérebro, uma vez ele que precisa da glicose para funcionar corretamente. Assim, conforme o fígado perde a capacidade de sintetizar a substância, há uma deficiência dela no cérebro.

Já sabemos que, em quantidades moderadas, o álcool pode causar desinibição e euforia. Por outro lado, quando em doses mais altas causará um efeito inverso no corpo, provocando sonolência e inatividade.

Então, quando uma pessoa entra em estado de coma alcóolica, esses sintomas evoluem para depressão profunda do sistema nervoso central, o que pode causar uma parada cardíaca e respiratória.

Como proceder com os primeiros socorros?

Se você suspeitar que uma pessoa está entrando em coma alcoólico, monitore a frequência respiratória dela.

Se notar que a respiração diminuiu muito, leve-a imediatamente a um hospital. Quem está entrando em coma alcoólico sente dificuldades para respirar e, portanto, é necessária uma máquina de suporte respiratório adequada para que ela seja socorrida.

Evite ficar dando açúcar ou café. Tenha em mente que somente o serviço médico conseguirá manter a respiração e taxa de glicose para que o fígado possa desintoxicar o organismo.

Até que o socorro seja feito, lembre-se de manter a pessoa deitada de lado e afrouxar roupas e acessórios no corpo. Isso evitará possíveis sufocamentos causados pelo vômito.

Fonte: Diário de Biologia Foto: Reprodução / Diário de Biologia

Jornal Ciência