Exagerou nas festas de final de ano? Se você fizer isto diariamente vai perder fácil os quilos adquiridos

de Merelyn Cerqueira 0

A perspectiva de perder peso sem mudar radicalmente a dieta é basicamente o sonho de qualquer pessoa. No entanto, um estudo envolvendo estudantes do sexo feminino, das universidades de Drexel e Pensilvânia, nos EUA, descobriu que isso pode acontecer. Para isso, basta se pesar diariamente.

Segundo informações da Independent, o estudo envolveu 294 mulheres, que foram divididas em dois grupos. Verificou-se que aquelas que se pesaram todos os dias ao longo de dois anos viram uma queda no Índice de Massa Corporal (IMC) e gordura corporal em comparação àquelas que não o fizeram.     

Os pesquisadores estavam particularmente interessados ​​em estudar estudantes, porque é comum o ganho de peso durante o período da faculdade, especialmente no primeiro ano, conforme um estudo de 2009 descobriu.

Ao se pesar diariamente, as mulheres não só evitavam o ganho como também perderam uma quantidade significativa de peso. Já as que não se pesaram viram apenas pequenas mudanças em seu IMC.

“As perdas no IMC e na porcentagem de gordura corporal foram modestas, mas ainda significativas, especialmente tendo em mente que essas mulheres não faziam parte de um programa de perda de peso“, disse a autora principal do estudo e PhD, Diane Rosenbaum. “Nós não esperávamos que, na ausência de uma intervenção de perda de peso, as pessoas estivessem emagrecendo”.

No entanto, vale ressaltar que os pesquisadores não puderam estabelecer com certeza uma relação de causa e efeito. No entanto, eles acreditam que a verificação diária do peso pode motivar as pessoas a cuidar melhor do corpo.

“Pesar-se regularmente pode motivar as pessoas a se engajar em comportamentos saudáveis ​​de alimentação e exercício, porque há evidências de que esses comportamentos são eficazes para ajudá-lo a perder ou evitar o ganho de peso”, disse Meghan Butryn, PhD, professora associada da Drexel. “Da mesma forma, se você observar o ganho de peso durante a pesagem, essa informação pode motivá-lo a fazer uma mudança“, completou.

Fonte: Independent / Eurekalert Foto: Rperodução / Independent

Jornal Ciência