6 alimentos comuns que podem causar alucinação

de Merelyn Cerqueira 0

Quase todos os alimentos que consumimos vêm acompanhados de efeitos colaterais – positivos ou negativos. Em excesso, eles podem resultar em doenças como diabetes, hipertensão, colesterol alto e problemas de coração.

Jornal Ciência no seu WhatsApp

Clique aqui (61) 98302-6534, mande “olá” e salve nosso número nos seus contatos. Você receberá notícias do Jornal Ciência diretamente no seu celular.

No entanto, algum deles, uma minoria, pode pretender efeitos menos negativos, porém curiosos, como alucinações. Na lista abaixo, você conferirá sete deles:

1 – Pão de centeio

alimentos-que-podem_1

O grão utilizado para a produção do pão de centeio é infectado por um fungo parasita chamado esporão-de-centeio (Claviceps purpúrea). Ele é responsável por uma reação chamada ergotismo, que é semelhante aos sintomas provocados pelo LSD, quando consumido de maneira exagerada.

Contudo, tenha em mente que um “envenenamento por cravagem” não é algo que você conseguirá comendo apenas um sanduiche com pão de centeio.

2 – Noz-moscada

alimentos-que-podem_2

A noz moscada contém um componente orgânico chamado miristicina, conhecido por produzir efeitos anticolinérgicos e psicodislépticos. Logo, quando consumida em grandes quantidades (cerca de 6 a 8 colheres, por exemplo), é provável que a pessoa enfrente alucinações leves e forte calor nos membros.

Os sintomas também podem evoluir para tonturas, náuseas, paranoia, complicações para urinar e sensação de uma forte ressaca.

3 – Sarpa salpa

alimentos-que-podem_3

Este peixe da família salema, normalmente encontrado nas águas do Atlântico, possui em sua cabeça um componente orgânico aromático chamado indol, capaz de provocar alucinações em seres humanos.  

4 – Queijo Stilton

alimentos-que-podem_4

O queijo Stilton é uma forma de queijo azul de origem inglesa. Um estudo realizado em 2005 revelou que a ingestão de apenas 20 gramas dele poderia provocar visões distorcidas da realidade. Em um experimento, pessoas afirmaram terem experimentado visões estranhas, como crocodilos e brinquedos invisíveis.

5 – Amora

alimentos-que-podem_5

A amora pouco madura contém componentes alucinógenos. No entanto, porque existem em pequenas quantidades, seriam necessárias grandes quantidades da fruta para experimentarmos leves alucinações.

6 – Semente de papoula

alimentos-que-podem_7

As sementes de papoula já são velhas conhecidas, devido ao comércio oitocentista de ópio entre Portugal e China. As sementes possuem pequenas quantidades de alcaloides de ópio, morfina e codeína, que podem provocar uma falha cerebral semelhante ao efeito de uso de algumas drogas, como o LSD e ecstasy.

Fonte: Cracked Fotos: Reprodução / Cracked

Jornal Ciência

no seu WhatsApp

Clique aqui (61) 98302-6534, mande “olá” e salve nosso número nos seus contatos. Você receberá notícias do Jornal Ciência diretamente no seu celular.

Obs: É necessário salvar nosso número e enviar “olá” para validar o cadastro. São milhares de leitores. Aproveite. É grátis!

Jornal Ciência