TOP 7 truques psicológicos que realmente funcionam

de Gustavo Teixera 0

O controle da mente pode trazer grandes benefícios aos seres humanos. Alguns podem até enganar a sensação de fome.

Beber água, beliscar alguma coisa ou dormir pode tapear a fome.Segundo o neurocirurgião Fernando Campos Gomes Pinto e a nutricionista Tânia Rodrigues, existem hábitos que funcionam de verdade para “tapear” a fome, como beber e comer em copos e pratos menores.

Confira mais alguns truques psicológicos que realmente funcionam:

1 – Psicologia reversa

Este é um truque clássico que consiste em dizer o contrário do que você realmente deseja e irão fazer o que você queria na verdade. Por exemplo, caso você precise de ajuda para limpar o banheiro é preciso dizer algo como “ok, não limpe o banheiro, quero que todos saibam que você é porco” e provavelmente a pessoa se sentirá culpa ou coagida e realizará tal ação.

2 – Revelar sentimentos para conquistar intimidade

Ser emocionalmente aberto com uma pessoa pode fazer com que a intimidade seja conquistada, segundo um estudo feito por Arthur Aron, da Universidade Stony Brook. 

Ele juntou 2 grupos de pessoas para conversarem entre si durante 45 minutos. Para um grupo foram feitas perguntas complexas e sobre questões pessoais, já para o outro grupo foi perguntado sobre hobbies e coisas comuns. 

No final do teste, pessoas do grupo que conversou sobre temas pessoais se mostraram mais próximas entre si.

3 – Imitar alguém

Imitar uma pessoa também pode ser um truque para que alguém goste de você. Essa técnica consiste em copiar gestos e expressões durante uma conversa e também pode ser conhecida como “técnica do camaleão”. 

Pesquisadores da Universidade de Nova York registraram no ano de 1999 essa reação e concluíram que reproduzir o comportamento de alguma pessoa quando se interage com ela pode causar uma boa impressão.

4 – Praticar gestos considerados contagiosos

Um truque psicológico acontece quando uma pessoa boceja ao ver alguém bocejar. Isso acontece por que algumas pessoas costumam seguir a linguagem corporal de outras, por exemplo, quando alguém olha para cima quando se está prestando atenção nela, muitos olham para cima também. Para saber se a pessoa está prestando atenção em você, cruze os braços e, se perceber que a pessoa reagiu com qualquer movimento, certamente ela está prestando atenção no que está falando.

5 – Contagiar emocionalmente com o bom-humor

Segundo um estudo realizado pela Universidade do Havaí e pela Universidade de Ohio, o humor pode influenciar a vida social. Essa característica foi chamada de “contágio emocional” e pode ser responsável pela mudança comportamental das pessoas do seu círculo social. O humor de alguém pode ser alterado de maneira inconsciente para ajudar nas relações interpessoais.

6 – Ilusão da escolha

O truque da ilusão da escolha é normalmente utilizado por publicitários e muitas pessoas costumam cair nele. Esse truque consiste em dar uma falsa sensação de escolha para uma pessoa ou consumidor, mas, na verdade,você estaria manipulando a vontade desta pessoa para que ela escolha o que você quer.

7 – Falso mentiroso

Esse truque consiste em fazer com que acreditem em você de acordo com a intensidade das mentiras que você conta de duas maneiras. 

A primeira maneira é convencer as pessoas que você é transparente e não sabe mentir, pois assim, elas quase sempre vão acreditar no que diz.A outra maneira é dizer muitas mentiras até o ponto em que elas não acreditem no que você diz. Sendo assim, você pode contar “falsas mentiras”, pois sempre vão pensar que está mentindo. Por exemplo, se você fizer algo de errado e confessar, ninguém vai acreditar.

Fonte: Quora Fotos: Reprodução / Quora

Jornal Ciência