Seu protetor solar está contribuindo com a destruição da vida marinha!

de Bruno Rizzato 0

Todos sabemos que os recifes de corais estão em apuros. De fato, uma exterminação a nível mundial pode estar acontecendo: ela pode ser a terceira na história e danificar 38% dos recifes do planeta. Em números absolutos, está estimado que 12.000 quilômetros quadrados de recifes morrerão este ano.

O aumento das temperaturas dos mares e El Niño têm sido identificados como os maiores culpados, mas um novo relatório descobriu que um ingrediente presente no protetor solar é altamente tóxico para os corais, matando sua população jovem e prejudicando os adultos. É possível encontrar o químico em todo o mundo, mas é particularmente abundante no Havaí e no Caribe.

O composto químico de bloqueio ultravioleta (UV), chamado oxibenzona, também conhecido como BP-3 ou benzofenona-3, é encontrado em 3.500 marcas de protetores, incluindo L’Oreal Paris e Neutrogena, dois dos mais famosos.

A química não apenas pode interromper o crescimento, causar deformidades graves e alterar o DNA do coral, como também pode interromper a produção de hormônios em seu organismo, fazendo com que plânulas larvais (responsáveis pela reprodução assexuada) fiquem presas em seu próprio esqueleto e morram. A pior parte é que os cientistas sabem disso há anos, mas as informações nunca foram divulgadas.

Os pesquisadores, liderados por Craig Downs, do Laboratório Ambiental Haereticus, nos EUA, descobriram que mesmo quantidades pequenas podem ser mortais. Eles encontraram efeitos nocivos em concentrações de oxibenzona de 62 partes por trilhão, ou seja, o equivalente a uma gota de água em 6,5 piscinas olímpicas. Isso poderia explicar a dificuldade em estabelecer novas populações de corais em áreas comuns para banhistas.

“Todo mundo quer construir viveiros de corais de recife para restauração da espécie, mas isso terá pouco resultado se os fatores que originalmente matam corais permanecerem ou se intensificarem no ambiente. O uso de produtos contendo oxibenzona precisa ser seriamente delimitado em ilhas e zonas onde a conservação é uma questão crítica”, relatou Craig.

Na revista Archives of Environmental Contamination and Toxicology, Downs e seus colegas disseram que, cerca de 6.000 a 14.000 toneladas do produto circulam pelos recifes de corais anualmente. No Havaí e no Caribe, as concentrações são 12 vezes maiores do que em qualquer outro lugar do mundo.

Segundo uma matéria do Gizmodo, o protetor solar usado pelos banhistas não é o único culpado.  Se você usa protetor solar todos os dias e toma banho à noite, pode também estar contribuindo para a degradação dos corais, pois a água pode parar no mar. A oxibenzona também está presente no rímel, no batom e nos xampus.

Felizmente, há uma solução bastante simples para reverter os danos. Basta parar de usar protetores que contenham a substância, verificando a lista de ingredientes na embalagem. Existem algumas marcas ecologicamente responsáveis que podem substituir as grandes marcas despreocupadas com o problema.

Segundo o jornal britânico The Guardian, a Academia Americana de Dermatologia relatou que não há dados confiáveis para comprovar que a oxibenzona é prejudicial aos seres humanos e, infelizmente, é um dos únicos ingredientes que podem, efetivamente, proteger a pele contra os raios UVA e UVB.

Fonte: Science Alert Foto: Reprodução / Pixabay

Jornal Ciência