Jovem com câncer de pele terminal faz apelo para que pessoas usem protetor solar

de Merelyn Cerqueira 0

Emma Betts, uma australiana de 24 anos, há dois anos foi diagnosticada com melanoma em estágio quatro, após notar uma estranha marca em seu ombro.

No entanto, apesar de estar vivendo os momentos finais de sua vida, já que sua condição é terminal, a jovem criou um blog no qual faz apelos regulares para que as pessoas levem a sério a questão do câncer de pele e sejam mais prudentes quanto ao uso do protetor solar.

Aconteceu comigo e pode acontecer com você”. Esse é o lema da jovem que, apesar de possuir apenas três meses de vida pela frente, ainda se sente determinada a educar e persuadir as pessoas através de seu blog, que traz um relato cru da vida de uma pessoa com câncer de pele.

cancer-de-pele_01

Em uma entrevista para o “Today’s Courier Mail” ela afirmou estar muito irritada com uma entrevista que o jornal australiano publicou recentemente, que questionava as pessoas sobre a frequência de uso de protetor solar. A resposta era que quatro em cada seis australianos optavam por não fazer uso do produto. “É tão frustrante saber que as pessoas acham que não precisam de protetor solar”, disse ela. “Eu acho que as pessoas da minha idade não acreditam que o melanoma é uma coisa grave, e que, se diagnosticado cedo, pode impedir que venha a ser fatal”. A jovem ainda afirma que é uma atitude estúpida evitar o uso de protetor solar para conquistar um bronzeado. “Minha mensagem principal é que o bronzeado não é uma coisa desejável”, completa.

Segundo dados de 2016 do Instituto de Melanoma da Austrália, quase metade dos jovens australianos entre 18 e 34 anos não está ciente de que o melanoma é o tipo de câncer mais comum nessa idade e de que a Austrália tem a maior incidência de melanoma no mundo. “As pessoas conhecem o perigo de fumar e ainda fumam, mas a proteção contra os raios solares não é algo muito conhecido por elas”, afirma a jovem.

cancer-de-pele_02

Emma afirma chorar ao escrever para seu blog, mas que se a mensagem dela atingir pelo menos uma ou duas pessoas, tudo isso teria valido a pena. Recentemente, em uma postagem em sua página no Facebook a jovem escreveu um apelo emocionante: “Dediquei os últimos dois anos da minha vida a uma possível perspectiva de mudança das pessoas, e não vou parar, mas eu preciso de sua ajuda. Preciso de você para conversar. Preciso de você para ouvir. Preciso de você para mudar sua perspectiva. Pode acontecer com você, pois aconteceu comigo. Eu tenho 24 anos e estou morrendo de câncer de pele”.

[ Daily Mail ] [ Foto: Reprodução / Daily Mail ]

Jornal Ciência