Óculos permite aos daltônicos verem todas as cores e já está sendo vendido na internet

de Merelyn Cerqueira 0

O daltonismo é muito mais comum do que pensamos. Essa perturbação visual afeta em sua maioria os homens – devido a fatores genéticos associados ao cromossoma X.

Estima-se que cerca de 8,5% da população mundial apresentem essa condição hereditária que causa deficiência na percepção das cores. Ela se caracteriza por uma falha na absorção de fótons pelos sensores (cones) da retina, conforme reportado pelo portal Daltônicos.

No entanto, enquanto trabalhava na criação de um projeto que pudesse ajudar os médicos na hora de realizar cirurgias a laser, o cientista Don McPherson acabou desenvolvendo, acidentalmente, um par de óculos que valorizava as cores de maneira intensa. Então, ao pedir que um daltônico experimentasse, ele descobriu que o produto era capaz de ajudar uma pessoa com dificuldades de percepção a ver as cores.

A tecnologia dos óculos, que permite absorver os comprimentos de ondas de luz, garantiu um financiamento através de uma bolsa de pesquisa da National Institute of Health. Assim, o cientista se aprofundou na pesquisa e acabou fundando sua marca, a EnChroma.

Segundo McPherson, os óculos funcionam em 80% das variações de daltonismo, mas que a empresa tem projeções para responder a esses 20% remanescentes. Dessa forma, se você tiver interesse, pode adquiri-los no site oficial da marca, que disponibiliza o produto para várias regiões do mundo. No entanto, o produto ainda é um pouco caro, dependendo do modelo, os preços variam de 200 a 500 dólares.

Abaixo você pode conferir um vídeo do EnChroma que mostra a reação das pessoas daltônicas ao experimentarem os óculos e enxergarem as cores pela primeira vez.

[ Diário de Biologia / EnChroma / Daltônicos ] [ Foto: Divulgação ]

Jornal Ciência