Menina de dois anos é diagnosticada com raro câncer no olho, após mãe perceber brilho em foto

de Gustavo Teixera 0

Uma menina de dois anos foi diagnosticada com uma forma rara de câncer depois que sua mãe viu um sinal revelador em uma foto de família.

Tyraah Bell-Lama, da cidade britânica de Reading, tinha apenas oito meses quando foi levada ao médico com um brilho branco atrás do olho. Diversos exames foram feitos antes de revelarem, na véspera de Natal, há dois anos atrás, que ela tinha retinoblastoma, que é um tumor maligno da retina desenvolvido a partir dos retinoblastos que são células precursoras dos fotorreceptores da retina.

menina-cancer-olho_02

Apenas algumas semanas mais tarde, ela começou seis sessões de quimioterapia para combater a doença e o tratamento foi um sucesso. Agora, Tyraah está com dois anos de idade e está se desenvolvendo. “Ela fez uma varredura em seu olho e eles sabiam que era grave, mas não poderiam me dizer o que era exatamente”, disse a mãe da menina, Jade Bell, de 27 anos.

menina-cancer-olho_03

“Não havia nada para comemorar. Nesse ponto, não tínhamos ideia do que aconteceria no futuro”, completou Bell. Quando os presentes foram abertos e o dia terminou, a mãe decidiu contar ao resto de seus amigos e familiares a notícia devastadora. Ela esperava espalhar alguma consciência sobre o câncer ao postar sobre no Facebook. Apenas algumas semanas mais tarde, Tyraah recebeu as primeiras seis rodadas de quimioterapia. O tratamento foi um sucesso, mas ela foi sofreu um pouco por conta efeitos colaterais e passou meses dando entrada e saída do hospital.

menina-cancer-olho_05

Agora ela faz exames a cada oito semanas para se certificar que seu câncer não retorne. Apesar de sua visão ser reduzida, os médicos estão trabalhando para fortalecê-la, cobrindo seu olho esquerdo quando ela está fora. Sr.ª Bell e seu parceiro, Rabindra Lama, de 29 anos, deram à luz sua terceira filha, Mariaah, na noite de segunda-feira. Eles também são pais de Jaiden, de oito anos.

menina-cancer-olho_04

“Este Natal é tão diferente. Desta vez será uma celebração – Tyraah está feliz e saudável, e também será uma orgulhosa irmã mais velha […]. Mal posso esperar”, disse Bell.

Sobre o retinoblastoma

Acredita-se que cerca de uma criança a cada semana seja diagnosticada com retinoblastoma no Reino Unido. Os dois principais sintomas são um estrabismo e um brilho branco no olho, que pode ser visto em pouca luz ou em uma foto com flash. “O Natal é uma época popular para tirar fotos e capturar memórias, por isso é importante que as pessoas estejam cientes dos sinais de câncer de olho em crianças nesta época do ano”, disse Patrick Tonks, diretor-executivo da Childhood Eye Cancer Trust.

“Retinoblastoma é uma doença rara e esses sintomas são muitas vezes o resultado de outras causas menos graves, por isso não há necessidade de entrar em pânico”, completou Tonks.

“Cerca de 98% sobrevivem ao retinoblastoma no Reino Unido, mas muitos vivem com as consequências de um diagnóstico tardio, que pode incluir a perda de um ou ambos os olhos. Portanto, se você notar algo incomum nos olhos do seu filho, aconselhamos faça exames assim que possível apenas para ter certeza”, finalizou.

[ Daily Mail ] [ Fotos: Reprodução / Daily Mail ]

Jornal Ciência