Imagens 3D revelam câmaras em túmulo de 5.000 anos que eram usadas para rituais pré-históricos

de Merelyn Cerqueira 0

Arqueólogos das universidades Metropolitana de Manchester, Lancashire Central e Cadw, estudavam os montículos neolíticos de Bryn Celli Ddu, em Anglesey, no País de Gales, quando descobriram evidências de enterros pré-históricos.

Eles encontraram pelo menos 10 exemplos de esculturas e arte rupestre no local, bem como câmaras de enterro, poços com depósitos de cerâmica e ferramentas trabalhadas à mão.

As imagens foram modeladas em 3D, lançando novos insights sobre estes estranhos montes pré-históricos que curiosamente se alinham ao solstício de verão. Com informações do Daily Mail.

camaras-em-rituais

Por meio de tecnologia de radar de penetração (GPR), os pesquisadores conseguiram identificar artes rupestres e monumentos de milhares de anos, sugerindo que o complexo funerário era muito maior do que antes se pensava.

Uma de suas características mais especiais é que, durante o Solstício de Verão, quando o dia do ano em que existe mais tempo de luz solar, um feixe de luz solar é lançado no montículo, iluminando a entrada da câmara.

camaras-em-rituais_1

“Estivemos explorando as áreas ao redor do montículo principal em Bryn Celli Ddu para identificar se outras câmaras poderiam estar presentes, porém perdidas sob a superfície”, disse Dr. Ben Edwards, da Universidade Metropolitana de Manchester. “O que realmente foi emocionante, e o que muda completamente nossa compreensão do sítio, é o grande número de outras delas encontradas”.

camaras-em-rituais_2

Segundo Dr. Edwards, até o momento foram identificadas duas câmaras, mas a geofísica sugere que é possível que existam pelo menos mais duas.

“Nos últimos três anos, descobrimos 10 novos painéis de arte rupestre, e neste ano, a imagem se desenvolveu para incluir mais evidências para um novo enterro da Era do Bronze junto com um conjunto de poços pré-históricos”, disse Seren Griffiths, arqueólogo da Universidade de Lancashire Central.

“Temos evidências de mais de 5.000 anos de atividade humana na paisagem, variando entre esforços de fabricação de ferramentas de nossos antepassados ​​pré-históricos para câmaras pré-históricas de enterro e poços de cerâmica”, acrescentou.

O que é Bryn Celli Ddu?

O local de origem neolítica tem cerca de 5.000 anos, e é conhecido como Bryn Celli Ddu. Ele foi construído para proteger – e em respeito aos – restos mortais de antepassados.

Foi descoberto pela primeira vez em 1865 e escavações feitas nos últimos anos revelaram câmaras escondidas sob o solo que aparentemente eram muito importantes para nossos antepassados pré-históricos. Especialistas acreditam que o local era utilizado para reuniões, danças e cerimônias.

Acredita-se que Bryn Celli Ddu possuiu cinco postos de madeira, construídos na região dos túmulos durante o período Mesolítico. Antes de serem criados, um poço foi cavado em meio ao sítio, onde os ossos cremados eram colocados.

Ao redor dele, uma série de círculos de pedra foi colocada em um ângulo que aponta diretamente para o Sol. Por fim, uma grande pedra completamente decorada foi colocada sobre o poço, e em seguida, um túnel de acesso foi criado.

Fonte: Daily Mail Foto: Reprodução / Daily Mail

Jornal Ciência