Humanos viverão em balões no céu de Vênus, diz empresário responsável pelo projeto Mars One

de Merelyn Cerqueira 0

Bas Lansdorp, o empresário holandês por trás do projeto Mars One, que espera colocar colonos humanos em Marte até o ano de 2031, afirmou que a atmosfera de Vênus e a superfície de Europa, uma das luas de Júpiter, também são alvos potenciais de colonização espacial.

Segundo ele, os seres humanos poderiam viver em balões flutuantes no céu tempestuoso de Vênus e Europa, uma vez que a superfície do planeta é quente demais para a permanência humana, segundo o Daily Mail.

O projeto Mars One é um bilhete só de ida para colonos que provavelmente nunca mais voltarão para a Terra. O projeto foi atrasado por falta de financiamento, mas Lansdrop agora afirma ter sua missão de volta aos trilhos.

Embora nada deva acontecer pelos próximos 13 anos, o empreendedor acredita que Marte é apenas o primeiro passo uma colonização espacial iminente, que também incluirá Vênus e a lua Europa.

humanos-viverao-baloes

“Marte não será o destino final para os seres humanos que procuram estabelecer assentamentos permanentes longe da Terra”, disse Lansdorp à Independent.

“Depois disso, os exploradores espaciais pensarão em cidades flutuantes na atmosfera de Vênus, uma das luas de Júpiter ou um asteroide”.

Mars One ficou sob escrutínio de críticos, uma vez já foi afirmado que o financiamento e a experiência da empresa são inadequados para alcançar uma ideia tão ambiciosa. No entanto, apesar das críticas, Lansdorp está confiante de que seu plano terá sucesso.

humanos-viverao-baloes_1

O projeto, que lançará uma equipe de quatro pessoas à Marte em 2031, levará ao menos seis meses para atingir seu destino. Uma vez lá, espera-se que os colonizadores sejam capazes de sobreviver às condições extremamente difíceis do estéril ambiente. Isso porque, tempestades de poeira são comuns ali, enquanto que a água não.

Os participantes do projeto não poderão tomar banhos por dois anos, não poderão sair dos alojamentos sozinhos e terão que cultivar a própria comida. O retorno a Terra também será impossível.

humanos-viverao-baloes_2

“A primeira equipe a fazer a viagem passará por mais dificuldades. Eles estarão por conta própria e o nível de conforto será muito baixo, disse Lansdorp. “Mas, a escassez de água não será nada comparada ao impacto psicológico”.

Os candidatos passarão por um processo de seleção que começará em breve e envolverá avaliações psicológicas e treinamento de habilidades essenciais. Mais de 200 mil pessoas já se candidataram para a viagem.

“Estamos focados em selecionar os melhores para a equipe e, em seguida, treiná-los nas habilidades que precisarão – engenharia, medicina de emergência, cirurgia básica ou como cultivar seus próprios alimentos”, disse Lansdorp. “Eles precisarão lidar com o estresse de saber que o que quer que aconteça, precisarão resolver”.

Fonte: Daily Mail Fotos: Reprodução / Wikipédia

Jornal Ciência