Esta escultura de Buda foi feita com 20.000 besouros!

de Gustavo Teixera 0

O artista japonês Yoneji Inamura passou seis anos de sua vida colecionando 20.000 besouros de diferentes espécies e usando-os para criar uma escultura do Buda de cinco metros de altura.

Não está claro como e quando exatamente Inamura começou a coletar os besouros. Algumas fontes afirmam que foi durante seus dias trabalhando para a ferrovia local, em Itakura, no Japão, depois de perceber que o “chifre” do besouro do se assemelhava aos dedos de Buda, enquanto outros dizem que ele estava ajudando as crianças a coletar besouros e apenas ficou fascinado por eles.

buda-besouros_02

Vivendo em uma área rural do Japão, Inamura sempre foi cercado por vários tipos de besouros, incluindo exemplares mais exóticos como besouro-rinoceronte ou o besouro-cai-cai, só para citar alguns, e ele dedicou a maior parte de seu tempo livre para aumentar sua coleção. 

Yoneji Inamura não era um artista profissional, mas em 1970, ele de alguma forma teve a ideia de usar sua extensa coleção de besouros para criar uma obra de arte.

buda-besouros_03

Seu primeiro trabalho notável foi uma escultura de samurai de madeira coberta em 5.000 besouros de diferentes variedades.

Ele passou 10 meses usando os insetos para fazer uma única armadura para o samurai e o resultado é simplesmente deslumbrante. 

Mas o artista autodidata ficou apreensivo quando seu samurai besouro foi revelado: ele não teve um feedback totalmente positivo.

Enquanto algumas pessoas elogiaram seu talento, outros o chamam de cruel por matar tantos insetos.

Ele não estava imune a essa crítica, então ele decidiu fazer as pazes por matar milhares de pequenas criaturas da maneira mais bizarra: matando ainda mais delas.

buda-besouros_04

Em 1972, ele começou a trabalhar em sua escultura de besouro mais impressionante, uma estátua de cinco metros de altura de uma divindade Budista.

“Se eu os moldasse na forma de uma estátua budista também serviria como um memorial para os insetos”, disse ele ao jornal japonês Asahi. 

Durante os seis anos seguintes, Inamura coletou besouros quase todos os dias, antes e depois do trabalho e os adicionou à sua empreitada artística. Levou um total de seis anos e 20 mil besouros para completar a estátua.

A escultura polêmica gerou muita publicidade no final dos anos 70, e pessoas de todo o Japão viajaram para Itakura para vê-la pessoalmente, mas acabou por ser esquecida.

buda-besouros_05

Felizmente, o Buda de besouro foi redescoberto há dois anos, por um diretor de museu de arte de Tóquio procurando obras de arte interessantes para uma exposição.

A obra recebeu ampla cobertura na mídia japonesa, e agora está orgulhosamente exibido na Prefeitura de Itakura.

buda-besouros_06

Yoneji Inamura faleceu no início deste ano, aos 98 anos, então provavelmente nunca será possível saber por que ele pensou que era uma boa ideia fazer um memorial aos besouros matando ainda mais deles. 

Não há como negar que as obras de Inamura têm um charme único, mas saber que elas têm milhares de insetos mortos também adiciona um toque de arrepios.

Fonte: Oddity Central Fotos: Reprodução / Oddity Central

Jornal Ciência