Essa é a verdadeira e fascinante história do espelho

de Merelyn Cerqueira 0

Igualmente fascinante e misterioso, o espelho é uma invenção humana muito útil. Agora, você já parou para pensar em como ele foi criado?

Para começo de conversa, e indo além do conceito de reflexo, ele é muito mais antigo do que pensamos, considerando que os primeiros modelos feitos de cobre polido foram datados em 4.000 a 3.000 a.C., na antiga Mesopotâmia, um território que é hoje o Iraque. Já na América do Sul e Central, os espelhos chegaram cerca de mil anos depois, feitos de pedra polida.

historia-do-espelho

Quanto aos espelhos de vidro, que são os que usamos atualmente, podemos dizer que eles começaram a circular por aí por volta do século 14, feitos primeiramente pelas mãos de artesãos italianos, em Veneza, cidade onde ocorreu as maiores inovações no fabrico de vidro.

Para criar os espelhos, os venezianos utilizavam uma substância feita à base de estanho e mercúrio que, ao ser aplicada em vidros planos, criava uma camada capaz de refletir. Esses espelhos se tornaram populares na Europa. No entanto, causavam problemas de saúde nos artesãos, devido ao contato com o mercúrio, que é tóxico.

Agora, quando considerados a questão do reflexo, o espelho d’água foi o primeiro a garantir essa possibilidade. Assim, antes de qualquer mistura química, a chuva e os lagos já estavam mostrando aos seres humanos sua verdadeira aparência.

Fonte: ThoughtCo. Foto: Reprodução

Jornal Ciência